Nesta terça-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o repasse direto de recursos da Conta de Consumo de Combustíveis para os fornecedores de óleo diesel da empresa Brasil Biofuels (BBF).
A medida é considerada como uma medida temporária, para evitar a interrupção do fornecimento de energia para cerca de 110 mil consumidores.
Com 23 usinas na região Norte, a companhia não tem caixa para pagar seus fornecedores e o que pode causar a interrupção para os moradores do Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima.
“Devo destacar, entretanto, que a situação econômico-financeira atravessada pela BBF é insustentável no médio e longo prazos. A solução proposta pelas áreas técnicas e endossada por mim é temporária, visando atender a um risco iminente de que a falta de combustível acarrete o desabastecimento de energia nas localidades atendidas pela BBF”, disse o diretor da Aneel Ricardo Tili.
No começo de março, a distribuidora Energisa encaminhou uma carta à Aneel manifestando preocupação com o suprimento em localidades no Acre e em Rondônia.
A comunicação foi realizada “em função de sinais de dificuldades financeiras enfrentadas pelo Grupo BBF [Brasil Biofuels] e pelo Grupo Rovema, responsáveis pelo atendimento a esses sistemas”, diz o relatório da Aneel.
(G1)
Foto: Divulgação