sexta, 17 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

PREFEITO DE MATA DE SÃO JOÃO É DENUNCIADO AO TRIBUNAL DE CONTAS POR VIAGEM COM DINHEIRO PÚBLICO

Redação - 24/03/2024 09:50 - Atualizado 24/03/2024

O prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca (União Brasil), foi denunciado, na última sexta-feira, 15, no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), por ter usado 73 mil reais dos cofres públicos em uma viagem de 11 dias pela Europa, entre Paris e Madri.

Na época Bira era vice-prefeito e viajou à Europa no dia 30 de setembro de 2023, oficialmente visando a participação na Feira de Turismo “IFTM Top Resa”, realizada em Paris, capital da França, entre os dias 3 e 5 de outubro, mas a estadia passou por Madri e se estendeu até o dia 11.  O secretário municipal de Turismo, Alexandre Rossi, que viajou com o gestor municipal, também foi denunciado.

“Não há registro (fotográfico ou por via de uma Ata) de qualquer reunião. Não há nenhum Relatório sobre qualquer experiência a ser desenvolvida em Mata de São João. Não há um único projeto em desenvolvimento no Município motivado por tal viagem. Não há nenhuma política pública voltada ao Turismo em razão dessa experiência. Não há nenhum registro de reunião ou participação de algum evento em Madri”, diz a denúncia.

A ação pede a condenação de Bira e de Rossi ao pagamento de multa, além do ressarcimento dos valores utilizados, devidamente corrigidos pela inflação do período, e a formulação de uma representação por improbidade no Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O autor da denúncia é o professor José Ferreira, que hoje integra o diretório municipal do PT.

A Prefeitura diz que a presença de Mata de São João no IFTM Top Resa, uma das feiras mais importantes do setor turístico mundial, teve como principal objetivo promover o município visando atrair investimentos e turistas e que a visita a Madri foi para estabelecer parcerias estratégicas com a OEI e a Fundação Santillana, com foco em projetos de sustentabilidade e educação.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.