segunda, 15 de julho de 2024
Euro 5.9719 Dólar 5.4766

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, EX-DIRETORES E TRABALHADORES DO HOSPITAL GERAL CLÉRISTON ANDRADE SÃO HOMENAGEADOS

João Paulo - 22/03/2024 06:00 - Atualizado 22/03/2024

Trabalhadores e ex-diretores do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), de Feira de Santana, foram homenageados na sessão especial, no plenário da Assembleia Legislativa, em celebração os 40 anos da unidade hospitalar. A iniciativa partiu do deputado estadual Robinson Almeida (PT) em reconhecimento a contribuição que esses trabalhadores deram para a história do HGCA. Entre as autoridades presentes na solenidade, estavam o deputado federal Zé Neto (PT) e os vereadores Silvio Dias (PT) e Luiz da Feira (Avante). No evento, a memória de José Carlos Pitangueira, falecido em 2023, também foi reverenciada. Dr. Pitangueira, como era conhecido, dirigiu o equipamento hospitalar por 10 anos, o equivalente a 25% da história de quatro décadas da unidade.

“Pintagueira foi um homem dedicado à causa da saúde pública, a ampliação, transformação e ao fortalecimento do Hospital Clériston Andrade na última década. Exemplo dessa sua dedicação foi a crise sanitária.  Como diretor da unidade hospitalar, junto com sua equipe incansável, Pitangueira praticamente não saia do hospital, a fim de garantir a melhor assistência aos pacientes naquele período crítico da humanidade”, recordou o deputado.

Robinson Almeida também prestou homenagens a atual diretora do Clériston Andrade, Cristiana França, ao senador Jaques Wagner, ao ministro Rui Costa e ao governador Jerônimo Rodrigues por realizar investimentos que ampliaram a capacidade de atendimento do Clériston e por implantar um complexo de saúde ao lado da unidade hospitalar, como o Hospital Estadual da Criança, a Policlínica Regional, a Unidade Pronta de Atendimento (UPA), a Casa da Gestantes, do Bebê e da Puérpera, além da construção do Hospital Clériston Andrade 2.

“Os governos de Jaques Wagner, Rui Costa e agora Jerônimo Rodrigues fizeram os maiores investimentos em saúde pública da Bahia, descentralizando a assistência, construindo hospitais e equipamentos, como o complexo de saúde ao lado do Clériston, que conta com a Policlínica, o Hospital Estadual da Criança, a UPA, que garantem mais assistência à população de Feira e do Portal do Sertão. O Hospital Clériston Andrade se modernizou, ampliou sua estrutura, suas instalações, passou a contar com novos leitos, hoje quase 400, se consolidando, nos governos liderados pelo PT, como o maior hospital público do interior do norte nordeste brasileiro. E isso é fruto de muita luta também do deputado federal Zé Neto”, destacou Almeida.

No seu pronunciamento, Robinson agradeceu aos agentes de portaria, aos técnicos de enfermagem, enfermeiros, aos médicos, profissionais de saúde, aos trabalhadores da limpeza e aos que cuidam da alimentação dos pacientes por contribuir com a história e a prestação de serviços no Hospital Clériston Andrade. “Rendo homenagens também aos trabalhadores desse importante equipamento hospitalar de nosso estado, que contribuem com sua história e a prestação de serviços à população. Peço uma salva de palmas para os agentes de portaria, ao pessoal da limpeza, os médicos, enfermeiros, as recepcionistas. Vocês fazem parte dessa história de trabalho realizado em benefício da sociedade baiana”, enfatizou o parlamentar.

Na solenidade receberam uma placa em reconhecimento a contribuição ao Hospital Geral Clériston Andrade a atual diretora Cristiana França, os ex-diretores Helvia Fagundes, Zenia Maria Araújo, Viviane Ribeiro, Ilciene dos Santos, a família de José Carlos Pitangueira (in memoriam). Além deles, representando os Serviços de Neurocirurgia, Neurologia e o Centro de Hemorragia Digestiva, Márcio Brandão, Renata Nunes e Vitor Galvão.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.