O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) foi eleito nesta quarta-feira (20) vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, obtendo 11 votos. O parlamentar baiano já havia presidido o colegiado em 2018, antes do seu desmembramento, quando a comissão abordava temas relacionados à indústria, comércio e serviços.
Almeida destacou que durante sua gestão à frente da Comissão, houve um aprofundamento nos debates sobre diversos assuntos ligados ao desenvolvimento do país. Ele expressou sua expectativa em contribuir para a construção de consensos que permitam à Comissão aprovar projetos que impulsionem a economia nacional.
“É uma satisfação retornar a esta Comissão, que já presidi. Volto com o intuito de ajudar a tornar o colegiado um espaço de debate e aprofundamento em diversos temas relacionados ao desenvolvimento. Esse é um grande desafio que temos: não apenas impulsionar a economia, mas também a sociedade. Para isso, precisamos criar um ambiente favorável aqui. Vamos trabalhar para estabelecer consensos importantes visando promover o desenvolvimento do nosso país”, ressaltou.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico debate e vota temas relacionados à produção, políticas de importação e exportação, regimes aduaneiros, privatização e cooperativismo, entre outros. Sua criação ocorreu com o desmembramento da antiga Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços em duas comissões distintas.