MAB, MAM, MAC BAHIA, Parque Histórico Castro Alves, Centro Cultural Solar Ferrão e Udo Knoff recebem feiras, shows e muito mais
Os Museus administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba), terão entre os dias 22 e 24/03 uma ampla programação dedicada a arte e a cultura. Eventos gratuitos que prometem uma experiência enriquecedora aos visitantes.
Dentre eles, estão programados Oficina de Zine com Lia Cunha e meditação com Monja Janglam Kelsang no Museu de Arte Contemporânea (MAC_BAHIA), lançamento de livros e oficinas no Museu de Arte da Bahia (MAB), Show de Samba e visita guiada com o mestre Walter Firmo no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), aula de dança do ventre no Centro Cultural Solar Ferrão e exposições abertas no Udo Knoff e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA).
Confira abaixo a programação de cada museu:
Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA) (@mac_bahia): No Museu de Arte Contemporânea, ainda em comemoração ao mês das mulheres o fim de semana será intenso com oficina de Zine com artista e pesquisadora Lia Cunha, na sexta-feira (22) às 15h30 e logo após, às 17h, na área externa, ocorrerá a performance ”Eu, Iroko” por Ingrid Hoelzl aka General ARKA.
No sábado (23), às 17h, na área externa do museu, acontecerá a performance ”PELVIKA”- Intenção: Mulheres Dançantes por Thiane Nascimento e o projeto Sábado Sonoro com a DJ Sica.
O final de semana no MAC_BAHIA se encerra com o já tradicional Amanhecer no MAC, que será realizado no domingo (24), às 8h com meditação conduzida pela Monja Janglam Kelsang (Centro Busdita Kadanpa) e as brincadeiras circenses de Circo com Gio às 16h.
Além da programação acima, quem for visitar o MAC_BAHIA terá a oportunidade de conhecer o museu por meio de visitas guiadas realizadas no sábado (23) e no domingo (24) às 16h. Em exibição estão o acervo do museu que fica exposto na Galeria Casarão, trabalhos de grafite na Galeria Muro e a ocupação “Mas É Carnaval” do Coletivo GIA na Sala Multiuso.
Endereço: R. da Graça, 284 – Graça, Salvador–BA, 40150-060
Ter a Sab 10h às 22h
Dom e feriados 08h às 20h
Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) (@bahiamam): No Museu de Arte Moderna da Bahia, da partida no final de semana na sexta-feira (22), com o projeto Sextou in Samba, uma parceria das secretarias de Turismo e de Cultura do Estado da Bahia que apresentam a banda Siri Catado, às 17h, e a artista Belita, às 19h. Vai rolar também uma roda de conversa com o renomado fotógrafo Walter Firmo e fotógrafos baianos com a mediação da curadora Janaina Damaceno, às 18h.
No sábado o fotógrafo realiza ainda uma Visita Guiada à sua exposição “Walter Firmo: No Verbo do Silêncio, a Síntese do Grito”, às 10h. O fim de semana ainda vai contar com dose de dupla de Yoga, no sábado às 17h e no domingo às 16h30.
Os visitantes poderão também conferir a Coleção de Arte Lina Bo Bardi no Espaço Lina, a Linha do Tempo MAM e Livraria Caramurê no Espaço Solar e a exposição Casa de Mulheres no segundo pavimento da galeria Casarão.
Endereço: Endereço: Avenida Lafayete Coutinho, s/n, Comércio
Terça a Domingo: 10h às 18h
Museu de Arte da Bahia (MAB) (@museudeartedabahia): No Museu de Arte da Bahia, acontece até sábado (23), sempre às 14h, a oficina “CIA do Latão”, um Laboratório de Teatro Crítico com Helena Albergaria. A atividade faz parte do projeto “Vila Ocupa o MAB”, residência artística do Teatro Vila Velha.
A residência apresenta ainda o projeto “Pé de Feijão: Encontro com Educadores”, na sexta-feira às 13h30. Ainda na sexta acontece o lançamento dos livros: ”Entre o Suspiro e a Queda D’Água” de Eurídice Macedo, “Escreverecendo Poesia” e “Foto Síntese” de Heloísa Lima e ”Lições de um Velho Boiadeiro” de Lutero Mauricio, às 18h.
Sábado (23), o dia começa com a ”Oficina a Voz Desejante” com Valeria Rocha às 10h e a tarde, às 14h30, o MAB recebe o Clube de Leitura “Leia Mulheres” debatendo esse mês o livro ”Uma mulher não é um homem” de Etaf Rum.
O Vila Ocupa MAB, traz novamente no domingo (24), também às 10h, a Mostra Vila Velha ”Cia do LATÃO” com apresentação de leituras dramáticas.
Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador–BA, 40080-004
Terça a Domingo: 10h às 18h
Centro Cultural Solar Ferrão (@centroculturalsolarferrao): No Centro Cultural Solar Ferrão, sábado (23), às 15h30, será realizada uma oficina de dança do ventre com a professora Beth Soares. Além da oficina, está em exibição a exposição “MÁSCARAS” que exibe artefatos elaborados com complexas técnicas em madeira.
R. Gregório de Matos, 45 – Pelourinho, Salvador–BA, 40026-240
Terça a Domingo: 9h às 17h
Museu Udo Knoff (@MuseuUdoKnoff): No Udo Knoff, primeiro museu de azulejaria e cerâmica do Brasil, está em exibição a exposição intitulada “Udo Colecionador”, com um grande acervo de azulejos, pratos, jarros e telhas de origens variadas.
Endereço: R. Frei Vicente, 3 – Pelourinho, Salvador–BA, 40025-060
TER-DOM: 10h às 18h
Parque Histórico Castro Alves: Quem visitar o Parque Histórico Castro Alves terá a oportunidade de conhecer o Acervo PHCA, A Casa Sertaneja e a Exposição “Nossas Curvas não se Curvam”, que realça o empoderamento e a luta da mulher Plus Size contra o preconceito.
Endereço: Praça Castro Alves, 106 – Centro, Cabaceiras do Paraguaçu–BA, 44345-000
TER-DOM: 09h às 17h
Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – O IPAC é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.
Foto/Reprodução: Divulgação