domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ATIVIDADE DO COMÉRCIO RECUA 0,5% EM FEVEREIRO

LUIZA SANTOS - 21/03/2024 17:25

Em fevereiro, conforme o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas no varejo físico brasileiro registraram queda de 0,5%, em comparação ao mês anterior. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “essa ligeira redução ainda reflete a inflação e os juros que permanecem em níveis elevados, exercendo impacto no poder de compra dos consumidores”.

“Adicionalmente, uma parcela significativa da população encontra-se inadimplente, agravando a situação ao comprometer a renda disponível, levando os consumidores a priorizar o pagamento de dívidas, em detrimento da realização de novas compras” complementa Rabi.

Outros dados do índice mostraram, também, que o setor de “Combustíveis e Lubrificantes” apresentou a maior alta, de 1,7%. Em sequência, “Veículos, Motos e Peças”, com crescimento de 0,7%. Já o segmento de “Material de Construção” registrou a maior queda, de -3,8%.

Na variação anual do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o crescimento foi de 3,3%, cujo ranking de setores foi liderado por “Combustíveis e Lubrificantes” (7,3%), “Tecidos, Vestuário, Calçado e Acessórios” (5,8%), “Veículos, Motos e Peças” (4,7%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (4,6%) e “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (1,3%). A área de “Material de Construção” foi a única que registrou queda nesse período (-2,5%).

Foto: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.