A busca pelo primeiro emprego, alcançar os objetivos e realizar sonhos. Tudo isso envolve a inserção de jovens e adolescentes no mercado de Trabalho. “Recebi a minha carta de encaminhamento, é o meu primeiro emprego. A sensação de ter oportunidade e descobrir coisas novas no ramo profissional é muito boa. Eu espero que dê tudo certo, que eu consiga passar no processo seletivo. Tenho boas expectativas de que vai dar certo”. A declaração de Alana Santos retrata o sentimento de conquista.
Aos 19 anos, a jovem foi uma das contempladas na segunda edição do programa ‘Banco de Talentos’ promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e em parceria com a Ânima. Na sede da pasta, Alana foi encaminhada para participar do processo seletivo, o que pode resultar no primeiro emprego. Na primeira edição, que aconteceu no último dia 12, mais de 100 candidatos foram encaminhados para vagas de emprego, estágio e menor aprendiz.
O Departamento de Assistência à Criança e Adolescente (DACA), que é o setor da SEMDESC responsável por disponibilizar as vagas. “Essa ação começou na semana passada no sentido do programa ‘Banco de Talentos’. Na ocasião realizamos o encaminhamento de 101 pessoas e estamos aguardando agora a finalização do processo seletivo desses encaminhamentos. No segundo dia da ação, nós aguardamos um quantitativo semelhante”, destacou o diretor da DACA, Alfredo Pacheco.
Alfredo reforça o atendimento para o público de todo o município. “As vagas estão sendo ofertadas, as pessoas estão sendo atendidas e estamos recebendo candidatos de todas as regiões da cidade para o encaminhamento como Jovem Aprendiz, Estágio para ensino médio e superior, e também com vagas de emprego formal. Inclusive, muitos desses candidatos foram diretamente para participar do processo seletivo”, pontuou o diretor.
Cursando Gestão Comercial, Andreza Rangel, de 25 anos, elogiou o trabalho feito pela Prefeitura. “É uma iniciativa interessante. Conseguir emprego de fato está difícil, as oportunidades estão fechadas. Então, essa ação da Prefeitura oportuniza mulheres e jovens, pessoas com mais idades, para que elas possam correr atrás dos objetivos”, analisou a moradora de Portão. O jovem Dirlan Nobre, de 20 anos e morador de Itinga, também saiu feliz do atendimento. Ele conseguiu uma carta de encaminhamento, foi selecionado para uma vaga de emprego e falou do seu sentimento. “É uma boa ideia da Prefeitura, né? Acaba selecionando jovens de todas localidades e comunidades para que eles tenham a oportunidade de conseguir uma vaga e consequentemente uma renda extra”, contou.
Foto – Wandaick Costa