sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COMO SE PREPARAR PARA CARREIRAS INTERNACIONAIS DESDE A ESCOLA? ESPECIALISTA EXPLICA

João Paulo - 20/03/2024 10:40 - Atualizado 20/03/2024

Com o avanço da globalização, o mundo está cada vez mais interconectado e obter uma carreira internacional se tornou meta para muitos jovens em busca de crescimento pessoal e profissional. Contudo, é preciso se preparar para tais oportunidades desde cedo, seja por meio do processo de aquisição de línguas estrangeiras, pelo desenvolvimento de habilidades comportamentais essenciais para o século XXI ou do conhecimento e convivência com diferentes culturas.

“Certas habilidades vão conferir a capacidade de adaptação a diferentes contextos com aspectos sociais e culturais distintos. Quanto mais cedo o aluno se encontrar em um ambiente que o prepare e o ajude a desenvolver habilidades comportamentais para a vida em uma sociedade globalizada, mais rápido ele estará preparado para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea”, explica Joana Avena, coordenadora de Internacionalização do Colégio Anchieta e do Colégio São Paulo

Para ela, investir em uma formação internacional garante não apenas a ampliação do conhecimento e maior empregabilidade, mas, também, aumenta as chances de destaque no mercado de trabalho. Por isso, esse processo deve se iniciar o mais cedo possível. Neste sentido, a especialista conta que tanto o Colégio Anchieta quanto o Colégio São Paulo oferecem aos estudantes um projeto de internacionalização que estimula a preparação para carreiras internacionais. Isso é feito por meio de um planejamento que permite ao aluno começar a traçar sua trajetória profissional a nível mundial com o desenvolvimento das soft skills, construção da cidadania global e imersão em um ambiente intercultural e multilíngue, para que ele possa conhecer, interagir e se relacionar com diversas realidades.

“Nós viabilizamos o desenvolvimento das soft skills e acompanhamos o aluno para que ele possa colocá-las em prática. Para isso, realizamos eventos internacionais e diversas atividades que os auxiliam a construir um networking internacional com instituições de ensino superior de renome no cenário da educação internacional, através do contato com advisors dessas universidades, o que os prepara para atender os requisitos que as universidades esperam de um profissional”, pontua a internacionalista do Anchieta e do São Paulo, únicas escolas chanceladas como Cambridge International School em Salvador.

A supervisora também destaca que a preparação para carreiras internacionais dá ao estudante a liberdade para que possa conhecer uma infinidade de processos seletivos assim como suas exigências e recursos necessários. Para isso, ela destaca a importância da aplicação ao IB (International Baccalaureate), recentemente iniciada nos colégios onde ela atua.

“Aqui no Brasil, as universidades aplicam uma prova, que é a porta de ingresso dos alunos, que pode ser o Enem ou algum vestibular específico. Lá fora, as universidades internacionais querem conhecer o aluno de forma holística. Então, aquele aluno que deseja aplicar para uma instituição no exterior, vai precisar preencher diferentes requisitos, tais como: ter cursado um currículo internacional, como o IB, ter uma boa média global do 9º ano até a 3ª série do ensino médio, apresentar cartas de recomendação de professores, ter participado de atividades extraclasse, ter realizado trabalhos voluntários, dentre outros”, destaca.

Networking Internacional

No mês de março, os colégios Anchieta e São Paulo vão participar da International Career Fair (Feira de Carreiras Internacionais, em tradução livre) com o objetivo de aproximar o aluno das principais instituições de ensino superior do mundo, viabilizando a sua entrada no cenário da educação superior fora do Brasil. O evento recebe universidades internacionais de diversos países para informar aos alunos sobre o processo de aplicação, novas carreiras e oportunidades mundiais, além de esclarecer dúvidas e apresentar as universidades.

“Transformamos a nossa escola em uma verdadeira aldeia global com representantes de diversas partes do mundo, tratando com os nossos alunos a respeito do mercado de trabalho internacional, de carreiras criativas e profissões do futuro, essa é a proposta da nossa International Career Fair” ressalta Joana Avena.

O evento acontece primeiro no Colégio Anchieta, marcado para o próximo dia 22 de março, das 10h às 11h30. Já no Colégio São Paulo, a International Career Fair será realizada no dia 25 de março, das 8h30 às 10h. Cerca de 12 universidades participarão dos eventos, dentre elas a Michigan State University e University of West Georgia, dos Estados Unidos, Università Bocconi e o Instituto Marangoni, da Itália.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.