terça, 18 de junho de 2024
Euro 5.8353 Dólar 5.4426

SALVADOR FILM COMISSION VAI FOMENTAR E APOIAR MERCADO AUDIOVISUAL NA CAPITAL BAIANA

Bruno Alves - 18/03/2024 16:20

Como parte dos investimentos para fomentar e internacionalizar o setor audiovisual da cidade, a Prefeitura de Salvador lança a Salvador Film Comission, um escritório de atendimento a produtoras audiovisuais e internacionalização de Salvador como destino para gravações e filmagens

A Salvador Film Comission integra as políticas públicas do SalCine, programa lançado pela Secult em maio do ano passado, como uma ação para padronizar os procedimentos de filmagens e gravações, a fim de agilizar e facilitar esses processos, tornando a cidade um polo cinematográfico atrativo.

 

O lançamento aconteceu durante a abertura da 19ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, na última quinta-feira (14), no Cine Glauber Rocha, no Centro, com a presença do secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, e do gestor de Audiovisual da pasta, Felipe Rego. O escritório da Salvador Film Comission é formado por diversos órgãos da Prefeitura que têm implicações em possíveis filmagens, como a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), a Secretaria de Ordem Pública (Semop) e a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb).

 

Para o secretário Pedro Tourinho, a Film Comission irá ressaltar os aspectos da cidade que a tornam um ambiente ideal para produções audiovisuais locais, nacionais e internacionais, como a luz natural, paisagens, cultura e os sítios históricos e arquitetônicos. “Agora, Salvador tem um escritório da Prefeitura especialmente para ajudar produtores daqui e de fora a fazer audiovisual e cinema na cidade. Antes, era difícil saber quais licenças são necessárias para filmar, encontrar locais, equipe etc. Então a gente observou um movimento internacional das Film Comissions em cidades como Los Angeles e Nova York, e implementamos aqui em Salvador”, afirmou.

 

No Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte já implementaram suas Film Commissions e estão vendo os resultados da atração de investimentos do setor para as cidades. Felipe Dias aponta que, com a Salvador Film Comission, todos as solicitações serão centradas no site, o que irá facilitar todo o processo de produção na cidade.

 

“O site é super intuitivo, nós temos um catálogo de locações em Salvador disponíveis para gravações, com descrições técnicas, históricas e culturais, além de um banco de dados no qual os profissionais do audiovisual, fornecedores e produtoras locais poderão se cadastrar, para facilitar o diálogo entre o mercado local e o externo. Tem sido um ciclo de trabalho muito intenso para lançar a Salvador Film Comission e estamos muito felizes de lançar mais uma política de fortalecimento do setor audiovisual da cidade”, destacou.

 

Para o funcionamento da Salvador Film Comission, foi instaurado o Comitê Gestor da Política de Filmagens e Gravações do Município, composto por oito órgãos do poder público municipal para dar suporte, avaliar e qualificar os procedimentos relativos às filmagens e gravações. As informações completas sobre procedimentos, cenários de Salvador disponíveis para gravação, formulários para filmagens, cadastro de profissionais, fornecedores e produtoras audiovisuais além de espaço para busca de serviços do setor estão no site https://ssafilmcommission.salvador.ba.gov.br/.

Foto/Reprodução: ASCOM

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.