A economia brasileira iniciou 2024 em crescimento. Considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apresentou um aumento 0,6% em janeiro, superando a expectativa do mercado financeiro de alta de 0,26%.
Em comparação com janeiro do ano passado, o indicador cresceu 3,45%. No acumulado de 12 meses terminados em janeiro, o índice registrou uma alta de 2,47%. Os dados são desassonalizados, livres de oscilações associadas a uma determinada época do ano.
Em 2023, a economia brasileira aumentou 2,9%. Apesar da alta em janeiro, o IBC-Br desacelerou em relação a dezembro, quando houve um crescimento de 0,82%. Divulgado mensalmente pelo Banco Central, o IBC-Br analisa a atividade econômica em três partes: indústria, comércio e serviços.
Esse é o quinto mês consecutivo de elevação no IBC-Br. Apesar da queda em relação ao mês anterior, o fato de o indicador ter crescido além das previsões das instituições financeiras prova que a economia brasileira está em um momento favorável.
(Correios)
Foto: Divulgação