A Semana do Consumidor de 2024 acontece entre os dias 11 e 15 de março. Durante este período, os brasileiros podem aproveitar as promoções e cupons de desconto oferecidos pelos e-commerces para adquirir itens desejados com menor preço. O evento é considerado a segunda maior data do ano que impulsiona as vendas do varejo no Brasil, ficando atrás apenas do fim do ano, da Black Friday e da comemoração do Natal.
Segundo uma pesquisa realizada pela Méliuz, empresa de cashback e pagamentos, 47,3% dos brasileiros têm a intenção de realizar alguma compra significativa no mês de março. Dentro desse grupo, 21,2% planejam aproveitar a Semana do Consumidor para comprar móveis ou itens de decoração.
“Ano após ano, percebemos um aumento no interesse dos consumidores pelas promoções da data, que vem se consolidando como uma ‘Black Friday’ do primeiro semestre. Nossa pesquisa com os usuários mostrou que mais pessoas conhecem a data e se preparam para comprar não só no Dia do Consumidor, mas durante todo o mês de março, gerando a demanda por um verdadeiro festival de ofertas”, afirma Gabriel Loures, Diretor de Growth do Méliuz.
Essa tendência não influencia apenas o varejo, mas também tem um impacto positivo no setor de serviços, como o aumento da demanda por montadores de móveis. Thiago Gramari, Diretor de Comunicação Institucional do GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, destaca que os serviços de montagem de móveis são uns dos mais solicitados pelos consumidores na plataforma. “Observamos um pico significativo de demanda em dezembro, possivelmente devido à Black Friday e o Natal. Nos últimos 3 anos, a procura nesse período aumentou em média 56% em relação a novembro”, explica Gramari.
Foto: Ubiraja Machado/Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social