O programa Bahia Sem Fome, implementado em 2023 pelo governo de Jerônimo Rodrigues, teve um impacto significativo na adesão dos municípios baianos ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Os números revelam um aumento expressivo, passando de 7 municípios aderentes entre 2008 e 2021 para 27 no último ano, um crescimento de quase 300%.
Segundo Tiago Pereira, secretário executivo do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional e coordenador do programa, a expectativa é que esse número alcance 50 municípios até maio e chegue a 100 até o final do mandato do governador atual. Pereira ressalta que avançar na implementação do Sisan é crucial para construir uma Bahia sem fome, com mais oportunidades e acesso a uma alimentação saudável.
O programa Bahia Sem Fome está mobilizando os municípios para aderirem ao processo, como parte da estratégia para garantir a efetividade da segurança alimentar e nutricional. Além disso, está sendo elaborado o 3º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (2025-2028), em colaboração com as estruturas governamentais e o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea).
Os 20 novos municípios aprovados para adesão ao Sisan são: Porto Seguro, Piatã, Itiúba, Cabaceira do Paraguaçu, Boninal, Santo Antônio de Jesus, Rio Real, Carinhanha, Riacho de Santana, Correntina, Jaguarari, Sapeacú, Inhambupe, Caravelas, Amargosa, Eunápolis, João Dourado, Cipó, Xique-Xique e Mirangaba.
Foto: Secom/BA