Em janeiro de 2024, as vendas do varejo na Bahia cresceram 11%, frente a janeiro de 2023. (Veja aqui). Mas, segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia, Paulo Mota, apenas dois segmentos que estão puxando a alta do varejo: alimentos e remédios.
No que tange ao comércio lojista, o setor ainda tem o crescimento tímido nas vendas este ano e não reflete a alta.
“Esses 11% que o IBGE traz sobre o Varejo baiano, não retrata a realidade do comércio lojista, e sim dos setores de alimentos e remédios, que de fato tem tido uma expansão bem acentuada, porque já é um assunto de saúde e sobrevivência de alimentação. Especificamente, quanto à área lojista, as vendas são muito tímidas, não tem essa repercussão tão grandiosa dentro desses 11%”, explicou
O presidente ainda explica que o setor tem esperança em um primeiro semestre melhor para classe. “Nós temos esperança que nesse primeiro semestre possamos ter alguma reação por parte da atividade econômica para a área lojista. Tem essa recuperação de crédito, que influencia claramente positivamente nesse programa do governo, em que traz de volta o mercado de consumidores que estavam em lá de plantes, e com isso abre uma perspectiva de esperança de termos um crescimento mais acentuado no movimento econômico para a categoria econômica lojista”, disse.
Foto: Imagem de Lucas Vasques por Pixabay