O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comandou nesta quinta-feira (14) uma reunião com ministros para debater maneiras de diminuir os preços dos alimentos.
De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a alimentação e bebida estão em um grupo, onde os preços aumentaram em fevereiro. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação geral do Brasil foi de 0,83% no mês.
Na reunião, segundo o Palácio do Planalto, estiveram presentes os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Fávaro (Agricultura), além do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto.
Após o encontro, os ministros Teixeira e Fávaro disseram a alta dos alimentos vem de questões climáticas e afirmaram que o governo aguarda uma redução nos próximos meses.
“O presidente chamou a equipe de ministros para discutir essa alta de alimentos ocorrida no final do ano porque, de fato, é uma preocupação do presidente que a comida chegue barata na mesa do povo. Todas as evidências são de que já baixou [o preço], teve uma diminuição de preço ao produtor e terá uma diminuição ainda maior de preços ao produtor, o que determina que esse aumento ocorreu em função de questões climáticas”, afirmou Paulo Teixeira
(G1)
Foto: Divulgação