domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LAURO DE FREITAS: PREFEITURA ENTREGA SALAS MULTIFUNCIONAIS PARA PCDS EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

LUIZA SANTOS - 14/03/2024 18:33

Inclusão. Palavra de ordem da Prefeitura de Lauro de Freitas, que tem atuado com o objetivo de aprimorar a educação para as pessoas com deficiência (PcD). Nesta quinta-feira (14), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foram inauguradas e entregues mais quatro salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atende aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação. Esses alunos devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular. As escolas municipais beneficiadas foram a Miguel Arraes, em Itinga, e a Gregório Pinto, em Ipitanga, além de Jardim Ipitanga (Vida Nova) e Capiarara (Areia Branca).

As salas multifuncionais precisam de recursos especiais para uma atenção básica na educação dos alunos PcDs. A SEMED conseguiu cumprir as metas e agora segue o ciclo para continuar ampliando o AEE. A secretária da SEMED, Vânia Galvão, falou sobre a entrega. “Houve uma identificação das unidades que precisam dos recursos multifuncionais. O ganho é do sistema municipal de ensino, pois aplicamos uma política pública da forma mais correta. Entendemos que muito ainda precisa ser feito, mas temos esse compromisso. É uma sensibilidade muito grande da gestão com Educação de Lauro de Freitas”, declarou.

Vânia enalteceu sua atuação enquanto gestora no que tange a inclusão. “Sempre tive uma atuação ao lado de pessoas com deficiência. Isso chama-se inclusão. A escola pública de Lauro de Freitas está fazendo isso, que vem para complementar e suplementar o trabalho que é realizado na sala de aula. Esse trabalho de inclusão é fundamental. As inaugurações são feitas a partir de um trabalho em equipe. É com uma alegria imensa que entregamos e inauguramos as salas de recursos, que vai beneficiar ainda mais a educação em nosso município”, complementou a titular da pasta.

O coordenador da Gregório Pinto, Antônio Menezes, endossou a fala da secretária. “É um equipamento que vai ter uma atenção especial. Todo o corpo docente precisa trabalhar em torno disso. Vamos correr atrás para fazer funcionar para que os alunos especiais tenham a melhor atenção possível”, declarou.

Josy Luz, presidenta do Movimento Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência de Lauro de Freitas, ficou encantada e agradecida com mais uma ação de inclusão educacional promovida pela gestão municipal. “É um momento importante essa entrega de mais uma sala multifuncional. É uma sala que faz parte da política pública para educação inclusiva no município. Teremos um número maior de salas multifuncionais. E isso é muito importante. Que os jovens sejam acompanhados de acordo com cada deficiência e necessidade. Precisamos ter cuidado e política pública é fundamental. É um prazer enorme estar aqui e poder participar desse momento”, contou.

Para Maria Oliveira, 64 anos, o momento é de alegria e deve ser comemorado. Ela é bisavó de Luís Otávio, que é autista e aluno da Escola Gregório de Matos. “Eu estou adorando como está o colégio esse ano. Está tendo muita coisa boa para eles participarem. Estou sendo informada de tudo e eles estão me dando um suporte danado, principalmente na atenção ao meu bisneto. Os professores também são muito atenciosos. Não tenho o que reclamar. Graças a Deus está ótimo, tudo organizando, tem essa sala especial para eles. Eu gostei muito”, elogiou.

Foto – Wandaick Costa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.