quinta, 09 de maio de 2024
Euro 5.5723 Dólar 5.177

EM JANEIRO, CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL BAIANA FOI PUXADO, MAIS UMA VEZ, PELO REFINO DE PETRÓLEO (21,5%)

João Paulo - 13/03/2024 14:58

O crescimento na produção industrial da Bahia em janeiro/24 frente a janeiro/23 (8,0%) foi consequência de altas tanto na indústria extrativa (29,4%), que voltou a crescer após queda em dezembro, quanto na indústria de transformação (6,9%), que cresceu pelo quarto mês seguido, com resultados positivos em 5 das 10 atividades investigadas separadamente no estado.

Com o maior aumento no mês, a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (21,5%) se manteve como o segmento que mais contribuiu, com alguma distância, para o resultado positivo da indústria baiana em geral. A atividade tem o maior peso na estrutura do setor no estado, respondendo por quase 1/3 do valor industrial gerado da Bahia – e cresce há quatro meses seguidos, acumulando alta de 5,3% nos últimos 12 meses.

A segunda principal colaboração positiva para a alta da indústria baiana em janeiro veio da fabricação de produtos de borracha e de material plástico (3,5%), apesar de ter tido apenas a quinta maior taxa de crescimento no mês. Por outro lado, entre as 5 atividades da indústria de transformação que registraram quedas em janeiro/24 na Bahia, a metalurgia (-10,1%) teve a maior retração e foi a que mais segurou o crescimento industrial, em geral, no estado. No acumulado nos últimos 12 meses, a atividade também mostra resultado negativo (-3,6%).

O segundo impacto negativo mais importante veio da fabricação de produtos químicos, que teve a terceira queda mais intensa em janeiro (-3,1%) e recua seguidamente há três meses, na Bahia.

Foto: Imagem de drpepperscott230 por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.