sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PLANALTO ATRIBUI À BRIGA ENTRE SILVEIRA E JEAN PRATES COMO ORIGEM DA CRISE NA PETROBRAS

LIZANDRA MUNIZ - 11/03/2024 15:19 - Atualizado 11/03/2024

O entorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu a crise que atingiu as ações da Petrobras, nos últimos dias, à guerra já conflagrada entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

Desde o começo do governo, as duas autoridades se desentendem, e essa queda de braço é vista atualmente por ministros e assessores próximos de Lula como um fator de instabilidade.

O receio é de que a disputa possa prejudicar na imagem do governo. De acordo com os interlocutores do Executivo e da Petrobras, a diretoria da estatal – sob a batuta de Prates – vinha trabalhando para manter apenas 50% dos dividendos extraordinários.

O entendimento, inclusive, vinha sendo amplamente divulgado no mercado financeiro.

A decisão de manter 100% e distribuir apenas os dividendos ordinários, foi motivada sob influência dos conselheiros indicados pelo Ministério de Minas e Energia e pela Casa Civil.

Com isso, o próprio Prates se Jean Paul Prates absteve na votação. Segundo as fontes do Planalto, Lula já foi notificado que o conflito entre o ministro de Minas e Energia e o presidente da principal estatal controlada pelo governo precisa terminar.

(G1)

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.