domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FESTIVAL ELAS À FRENTE LEVA MULHERES DO SAMBA AO MAM NOS DIAS 7 E 8 DE MARÇO

João Paulo - 08/03/2024 11:40

Em uma homenagem a Tia Ciata, festival gratuito recebe como atrações Mariene de Castro,  As Ganhadeiras de Itapuã, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e Samba de Oyá. Matriarca do Samba, natural do Recôncavo da Bahia e uma das figuras femininas mais importantes da cultura brasileira no século XX, Tia Ciata é a inspiração da segunda edição do Festival Elas à Frente, que este ano fará uma edição especial dedicada às mulheres do Samba.

Promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado da Bahia (SPM-BA), o festival gratuito acontece nos dias 7 e 8 de março, no MAM, tendo como atrações as artistas baianas Mariene de Castro, Gal do Beco, Juliana Ribeiro e os grupos femininos As Ganhadeiras de Itapuã e Samba de Oyá. A entrada será mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

O Festival Elas à Frente no Samba integra a programação do “Março Elas à Frente”, com ações culturais, formativas, de empreendedorismo e de políticas públicas que celebram o Dia Internacional da Mulher e que têm como objetivo a garantia plena dos direitos de todas as mulheres na Bahia. Além do line up inteiramente formado por mulheres, o Festival possui também uma equipe de produção e técnica majoritariamente feminina.

PROGRAMAÇÃO

10:00h – Apresentação Cultural: Voz e violão com Vivian Caroline, da banda YAYÁ MUXIMA

Talk Show com Empreendedoras – Trilha de Sucesso

10:30h Georgia Nunes, Amora Brinquedos, para uma EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

10:50h Rose Rozendo, presidente da Associação Mulheres de Negócios e profissionais BPW de Salvador

11:10h Samira Maria Peixoto, San Mielle HidromelariaLtda – Projeto Inventiva – FAPESB/SECTI/SPM

11:30h Show – Samba de Oyá (Palco 360°)

13:00h Show – Gal do Beco (Palco 360°)

14:00h DESFILE – Projeto DANÇAFRO

14:30h DESFILE – GRUPO INDÍGENA

15h Show com Juliana Ribeiro (Palco 360°)

16:00h Apresentação cultural – Paula Sanffer (Voz e violão)

16:50h Apresentação Cultural: Coletivo de Jovens Mulheres: Sara Pataxó com Wiara Félix e Nicoly Assis

ATOS:

  1. Anúncio do Edital ATER MULHER Bahiater/SPM;
  2. Lançamento do Edital Inventiva com Fapesb-SECTI/SPM;
  3. Fomento Produtivo para Mulheres Rurais MDS/SDR/SPM;
  4. Entrega de 60 certificados para Mulheres do Projeto Elas a Frente da Pesca;
  5. Assinatura de Termo de Colaboração entre as entidades ganhadoras do Edital Mulheres Indígenas, CAR/SPM/SEPROMI;
  6. Assinatura Ordem de Serviço para Edital Cooperativismo com Elas, UNICAFES/SPM.

18:00h-  Show Elas a Frente do Samba (Palco 360°)

18:00h – Ganhadeiras de Itapuã

19:00h  Dj Libre Ana

19:30h Mariene de Castro

*A entrada no festival

será mediante doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao projeto Bahia sem Fome.*

MULHERES DO SAMBA

Mariene de Castro – Soteropolitana, soma 26 anos de carreira dedicados ao samba e à cultura popular brasileira. Traz em suas apresentações canções autorais e releituras de sambas clássicos, tendo como referências musicais o samba de roda, coco, maracatu, ijexá e jongo.

Juliana Ribeiro – Cantora, compositora e historiadora, Juliana Ribeiro é expoente nacional da música baiana e traz para essa apresentação o show “Elas por Ella”, com canções de compositoras do Samba e da MPB, incluindo autorais da artista.

Gal do Beco –  Com 42 anos de carreira e 72 de vida, Gal do Beco é carioca, mas naturalizada na Bahia, já que reside no Centro Histórico de Salvador há mais de 30 anos. Tornou-se conhecida e respeitada nas rodas de samba da Bahia como divulgadora do samba de raiz.

As Ganhadeiras de Itapuã – Com berço no bairro de Itapuã e carregando em si detalhes da história primordial do Brasil, o grupo traz a memória das antigas negras de ganho do período colonial – primeiro símbolo do empoderamento feminino no Brasil. Canções praieiras, cantigas e cirandas, fruto do coro de 20 vozes femininas, resgatam memórias e dão ritmo às saias de chita dessas mulheres que, movidas pela força de suas raízes, impressionam nos palcos.

Samba de Oyá – Existe desde 2016, tendo à frente as sambistas Bárbara de Oyá (voz), Betânia Barbosa (bateria) e Jandira Santos (percussão). No repertório, sucessos do samba e pagode, além de MPB, em clássicos como Alcione, Beth Carvalho, Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Ferrugem, Thiaguinho e Revelação.

Crédito: Foto: Kaiaulu Va’a

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.