segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.82 Dólar 5.4259

BARROSO CRITICAR CRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO: ‘PRENDER MULHER NÃO SERVE PARA NADA’

LUIZA SANTOS - 08/03/2024 18:05

Luís Roberto Barroso, Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a criminalização do aborto. A declaração aconteceu nesta sexta-feira (8), durante palestra na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

“Prender a mulher não serve para nada […] É preciso explicar para a sociedade que o aborto não é uma coisa boa, deve ser evitado e, portanto, o Estado deve dar educação sexual, contraceptivos e amparar a mulher que queira ter filho. Explicar para as pessoas que ser contra o aborto, não querer que ele aconteça, tentar evitá-lo, não significa que se queira prender a mulher que passe por esse infortúnio. Porque é isso que a criminalização faz”, declarou.

Segundo o ministro, o pensamento de criminalizar impede mulheres pobres de usarem o sistema de saúde e, desta forma, acabam passando por procedimentos clandestinos.

“Essa é uma campanha de conscientização que precisamos difundir no Brasil para que se possa votar isso no Supremo. A sociedade não entende do que se trata. Não se trata de defender o aborto, mas de enfrentar esse problema de forma mais inteligente que a criminalização. Prender a mulher não serve para nada”, completou.

Foto: Antonio Augusto/TSE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.