Criada pelo Instituto AzMina, o aplicativo PenhaS acaba de lançar o Manual de Fuga, que é uma nova função que foi desenvolvida a partir da escuta de mulheres de todo o país, com o objetivo de informar, proteger e acolher mulheres em situação de violência.
O Manual de Fuga abrange todas as formas de violência previstas pela Lei Maria da Penha (física, sexual, psicológica, moral e patrimonial). Nesta fase inicial, a ferramenta automatizada possui 130 instruções para ajudar a mulher, em situação de violência doméstica, a traçar uma rota de fuga.
Para simplificar as interações, o conteúdo foi dividido em cinco tópicos – Itens básicos; Segurança pessoal; Bens e renda; Crianças, adolescentes e dependentes; e passos para fuga (+transporte).
As recomendações serão elaboradas, de forma personalizada, segundo o contexto e as necessidades específicas da usuária. As dicas vão desde acionar a polícia, passando pela geração de provas jurídicas, pedido de medida protetiva e consulta aos serviços públicos de rede de apoio à mulher, até decisões mais cotidianas como uma eventual mudança de residência, organização de documentos e da agenda de contatos do celular e como se defender em meio a discussões ou ameaça de agressão, entre outros.
Para baixar ou atualizar o aplicativo, basta acessar as lojas virtuais Play Store e Apple Store.
(iBahia)
Foto: Divulgação