A Justiça Eleitoral determinou nesta quinta-feira (7) a remoção de um trecho de vídeo em que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), solicita votos aos pré-candidatos a prefeito do seu grupo político, Geraldo Júnior (MDB), durante um evento oficial do governo do Estado.
A decisão argumenta que o petista excedeu os limites estabelecidos para o período de pré-campanha e realizou propaganda eleitoral antecipada.
Durante o lançamento de uma revista do Governo do Estado, em 20 de fevereiro, Jerônimo mencionou que 2024 é um ano de eleições municipais e incentivou os eleitores a apoiarem seus pré-candidatos a prefeito.
A análise da fase liminar da decisão indica que o conteúdo do discurso de Jerônimo possui natureza eleitoral, destacando-se o pedido explícito de voto direcionado aos pré-candidatos, ultrapassando os limites estabelecidos na legislação e jurisprudência para a pré-campanha.
A ação contra o governador foi movida pelo diretório estadual do Partido Novo em Vitória da Conquista. A determinação prevê a edição do vídeo, com possibilidade de multa de R$10 mil em caso de descumprimento.
Foto: Rafael Martins/GOVBA