domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

CANCER CENTER INAUGURA ACELERADOR LINEAR QUE DIMINUI TEMPO DE TRATAMENTO RADIOTERÁPICO PARA PACIENTES COM CÂNCER

LIZANDRA MUNIZ - 07/03/2024 18:53 - Atualizado 07/03/2024

Um dispositivo que emite radiação para combater diferentes tipos de câncer e age com precisão, direcionando a radiação para o local do tumor. É sobre o acelerador linear digital que acaba de ser instalado no Cancer Center do Hospital Santa Izabel / Oncoclínicas. O moderno acelerador linear digital se soma a outro. A chegada do equipamento, que permite tratamentos até seis vezes mais rápidos e diminui possíveis efeitos adversos, aumenta a capacidade de tratamento de pacientes oncológicos e consolida o serviço de radioterapia do Cancer Center como um dos mais avançados do país.

O menor tempo de utilização da máquina resulta em uma experiência mais confortável, segura e satisfatória para o paciente, que pode realizar a aplicação ouvindo um tema musical de sua preferência. “A adição desta nova tecnologia ao nosso Câncer Center atende aos pacientes que necessitam de radioterapia com um alto grau de exatidão, precisão e velocidade”, diz José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia.

As prescrições de tratamento radioterápico estão condicionadas a situações clínicas especificas, que podem ser ou não combinadas com outros tratamentos, como cirurgias e quimioterapia. “O tratamento é sempre individualizado, baseado no quadro geral do paciente, no tipo e localização do tumor e no seu estadiamento ou grau de disseminação”, explica a médica Tâmara Azevedo, coordenadora do serviço de radioterapia da Oncoclínicas / Hospital Santa Izabel. “O acelerador linear é uma grande conquista, possibilitando um tratamento radioterápico de alta performance, que atua com mais precisão, mais rapidez (menos sessões) e menos efeitos adversos”, afirma Tâmara.

“Um dos diferenciais dessa tecnologia é que ela tem um recurso que dispara o feixe de radiação, de acordo com o movimento respiratório do paciente, permitindo reduzir a dose em tecidos sadios adjacentes”, acrescenta Arthur Rosa, radio-oncologista da Oncoclínicas / Hospital Santa Izabel e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Radioterapia.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.