quinta, 21 de novembro de 2024
Euro 6.0939 Dólar 5.833

ANO DE ELEIÇÃO E VEREADORES JÁ INICIARAM AS MOVIMENTAÇÕES PARA TROCA DE SIGLAS EM SALVADOR

João Paulo - 07/03/2024 07:00 - Atualizado 07/03/2024

2024 os soteropolitanos vão ter a oportunidade de escolher seu prefeito e seus vereadores que vão representar a cidade pelos próximos quatro anos. E como é de costume as primeiras movimentações para trocas de partidos já começaram. Segundo jornal A tarde, com a mudança nas regras eleitorais neste ano, cada partido ou federação partidária poderá lançar somente 44 candidaturas na disputa pelas 43 cadeiras existentes na Câmara Municipal de Salvador, o que dificulta ainda mais a eleição de nomes que costumavam figurar sempre na lista dos eleitos. Até então, três federações já foram registradas na Justiça Eleitoral para a disputa deste ano, são elas, “Brasil da Esperança”, formada por PT, PV e PCdoB, “PSDB/Cidadania”, composta por siglas de mesmo nome e “PSOL/Rede”, também de mesmo nome.

Outros partidos precisaram se adequar à nova realidade e se fundiram para evitar o desaparecimento natural, como é o caso do Podemos e PSC, que gerou o Podemos, mais robusto e com novo número de urna, além do Patriota e PTB, que viraram o PRD, que herdou o tradicional número 25. Todas essas siglas contam com vereadores de mandato e buscam nas eleições deste ano ampliar suas bancadas, enquanto não são esmagados por grandes legendas mais tradicionais.

Confira as atuais movimentações:

Deixam o Podemos – Os três parlamentares que estão abrigados no Podemos vão desejar a sigla devido a virada de chave da legenda, que passou a apoiar o candidato bancado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Conforme apurações do Portal A TARDE, os vereadores Ricardo Almeida e Toninho Carolino migraram para o Democracia Cristã (DC) e Sidninho deverá ser lançado pelo PL.

Saídas no PDT – Com a provável saída dos dois vereadores de mandato do ninho pedetista, Anderson Ninho e Randerson Leal, a sigla está aberta a receber a mesma quantidade de parlamentares de mandato, além de apostar em novas e fortes candidaturas. Randerson negocia com o MDB, Ninho com outras duas legendas. A debandada abre caminhos para possível entrada do vereador Leandro Guerrilha, que deve deixar o PP, para tentar o seu terceiro mandato na Casa Legislativa, na legenda que alçou a sua estreia na vereança.

Chegadas ao PRD – O Partido Renovação Democrática, que surgiu da fusão do Patriota com o PTB, abrigará os seguintes nomes: Isnard Araújo, que está de saída do PL, e Fábio Souza (SD). A sigla terá ainda a força do número de urna 25.

PMB – O vereador Átila do Congo, que herdou a cadeira da vereança após a morte precoce de Daniel Rios, sairá às ruas da capital baiana à frente de um novo partido, o PMB (Partido da Mulher Brasileira). O parlamentar confirmou a adesão à nova sigla ao A TARDE.

Avante e MDB – Como faz parte da base governista no estado, o Avante não deve receber vereadores de mandato e nem permanecer com a única da sigla na Câmara Municipal, a vereadora Débora Santana.  O mesmo ocorre com Alfredo Mangueira (MDB), que é base do prefeito Bruno Reis, e não deve concorrer à reeleição pelo partido.

PL – O PL, maior partido do país, já tem como certa a saída de Isnard para o PRD. Alexandre Aleluia, por sua vez, ainda não descarta deixar o partido também.

PSB, PSD e PSOL – As três siglas não têm previsão de saída de seus vereadores de mandato, Silvio Humberto, Edvaldo Brito e Laina, respectivamente.

Novas filiações:

DC: Ricardo Almeida, Marcelo Maia, Carolino;

PRD: Isnard, Fábio Souza, José Antônio;

PMB: Átila do Congo;

PL: Sidninho;

PDT: Leandro Guerrilha.

 

Foto: Divulgação | Câmara Municipal de Salvador

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.