Com a explosão do Axé nos anos 90, a música baiana passou a experimentar uma constante mudança nas décadas seguintes, incorporando novas influências e importando ritmos estrangeiros. A Motumbá nasceu nesse cenário, que neste ano completa 20 anos de estrada neste ano e continua conquistando espaços, sendo fiel à sua identidade e renovando a sua linguagem musical.
Fundado em 2004 pelo cantor, compositor e instrumentista Alexandre Guedes, o grupo se destaca pela sua estética original, incorporando elementos da cultura africana e afro-brasileira – a expressão ‘motumbá’, inclusive, é uma saudação iorubá e significa pedido de benção e boas energias –, integrando no conjunto instrumental o atabaque, djembê e malacacheta fundida com ritmos latinos como a salsa, merengue e zouk, denominando-se, por fim, como um autêntico conjunto afro-pop-caribenha.
Em entrevista ao Bahia Econômica, Alexandre comenta sobre esses 20 anos da banda. “A Motumbá é resistência desde sua concepção. Criei com base em tudo que experimentei. Juntei ideias e ações para achar nossa sonoridade Afro Pop Caribenha e seguir a encantando e alegrando as pessoas mudo a fora. Essa é a função de nossa música. E para além disso, nossa existência nos coloca em lugar de resistir. Resistir ao tempo, as adversidades e, sobretudo, tendo a poesia de viver esses e os próximos 20 anos com leveza e sabedoria artística e humana”.
“Antes da Motumbá, os afoxés eram os únicos que usavam atabaques nos shows. Trouxemos esses instrumentos para o palco com uma afinação diferenciada, em que três músicos tocam de uma só vez. O resultado é um som menos estridente e metálico, mas com grande força percussiva”, explica o músico.
Para o Dia das Mães, Alexandre afirma que está se preparando para lançar um novo single dedicado para esta data. “Sim, temos uma canção dedicada às mães e ao amor materno que vamos lançar para o Dia das Mães. Uma canção minha que escrevi há algum tempo, mas que só recentemente sentir que estava pronta para ser lançada. O nome é ‘Mão de Mãe’”.
A Motumbá possui dezenas de faixas, com um repertório vasto, entre seus grandes sucessos, como ‘Odoya’, ‘Reza pro Mar’ e ‘Pra Balançar’. Mas foi em 2007 que a banda viu estourar a sua primeira música, que se tornou um dos hits do carnaval daquele ano: ‘Bororó’. O ritmo dançante e sensual conquistou o Brasil, disputou o troféu de Melhor Música do Carnaval e levou o prêmio de Banda Revelação.
Nesses 20 anos de história, o vocalista diz que pretende se apresentar em Salvador para celebrar o banda. “Temos planos de alguma apresentação especial para marcar as duas décadas. Mas, estamos em fase de elaboração. Já que a Motumbá tem sua filosofia artística. São ações pensadas como: figurino, cenário, repertório, local, arranjos… detalhes que formam o espetáculo que seja nossa cara”.
Foto: Alan Deshii | Ag Canal In