domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MAIORIA DOS PRESOS NA BAHIA SÃO HOMENS NEGROS SEM ENSINO FUNDAMENTAL, APONTA PESQUISA

LIZANDRA MUNIZ - 06/03/2024 18:40

A população carcerária da Bahia é composta na maioria por homens negros que não concluíram o ensino fundamental, segundo a Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA). No levantamento da pesquisa, foi necessário entrevistar 2.977 internos em 12 unidades prisionais em todo o estado, coletando dados sobre gênero, raça, escolaridade e “demandas que extrapolam os limites das áreas criminal e de execução.

Os homens representam 93,6% dos internos, de acordo com a pesquisa. No total, incluindo homens e mulheres, 86,9% dos internos são negros. Ainda dos 2.977, 59,9% não finalizaram o ensino fundamental. Os dados são de uma amostra parcial da pesquisa, que ocorre em paralelo ao projeto Liberdade na Estrada.

De acordo com a coordenadora da Especializada Criminal e de Execução Penal, Larissa Guanaes, os dados obtidos pelo estudo permitirão uma perspectiva do público atendido pela instituição e contribuirão para a construção política junto ao Estado.

“Ao final de dois anos, teremos aplicado esse questionário em todas as unidades prisionais do estado da Bahia com os internos e internas atendidos pela Defensoria. Com isso, conseguimos acessar outras partes da vida dessas pessoas. É um ganho institucional muito grande para gente pensar em projetos e atuações futuramente”, afirma.

(Correios)

 

Foto: ASCOM SEAP/BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.