O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne com o mandatário da Espanha, Pedro Sánchez, nesta quarta-feira (6) no Palácio do Planalto. Segundo o Itamaraty, os líderes irão discutir questões ligadas às guerras na Faixa de Gaza e na Ucrânia.
“Na ocasião, os dois mandatários [Lula e Sanchez] passarão em revista o estado do relacionamento bilateral e trocarão avaliações sobre temas relevantes da conjuntura regional e global, tais como a crise no Oriente Médio, em particular a grave situação humanitária em Gaza e as perspectivas de avanço de uma solução de dois Estados e o conflito na Ucrânia”, comunicou o Itamaraty sobre a primeira visita de Sánchez ao Brasil desde a posse de Lula.
O mandatário brasileiro tem mantido um posicionamento de condenação aos ataques do grupo radical Hamas, mas também afirma que a reação de Israel representa um “genocídio”, pela quantidade de inocentes que continuam a morrer no conflito. Em relação à Ucrânia, o presidente defende um acordo entre a Rússia e Ucrânia intermediado por países como China, Indonésia e Índia.
Um possível acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia também deve ser discutido. A pauta já existe desde 1999 e as negociações para firmar enfrentam a resistência de alguns países, como a França, além de diplomatas que defendem um protecionismo.
Foto: Ricardo Stuckert/PR