sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

INAC PROMOVE COLETA GRATUITA DE EXAMES DE CREATINA DURANTE SEMANA MUNDIAL DO RIM

João Paulo - 05/03/2024 10:15 - Atualizado 05/03/2024

O Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC), referência no diagnóstico e tratamento de doenças renais, está preparando uma série de ações para celebrar a Semana Mundial do Rim. Durante os dias 14 e 15/03, a unidade de saúde vai oferecer, gratuitamente, 100 exames de dosagem de creatinina, exame que identifica possíveis doenças renais, para o público geral.

A programação da Semana Mundial do Rim começa no dia 10/03, com uma caminhada promovida pela Sociedade Brasileira de Nefrologia – Regional Bahia (SBN), no Parque da Cidade, das 8h às 12h. Já nos dias 12 e 13, as atividades acontecem na Sala de Espera do INAC, com ações voltadas para acompanhantes de pacientes do hospital, com foco na conscientização sobre doenças renais, sua prevenção e a incorporação de práticas saudáveis no dia a dia.

“As ações promovidas no Dia Mundial do Rim visam alertar e conscientizar sobre casos de doenças renais, principalmente as crônicas, cujos pacientes têm que ser submetidos a sessões de hemodiálise continuamente”, destaca Dra Fernanda Albuquerque, médica assistente do INAC.

“Atualmente atendemos 210 pacientes que realizam hemodiálise ambulatorial, com atendimento em três turnos de diálise, manhã/tarde/noite, de segunda a sábado, sem interrupção”, completou, ressaltando que a Clínica de Hemodiálise do Hospital Alayde Costa, está credenciado na rede 100% SUS para atendimento a pacientes de Salvador e municípios vizinhos, além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento.

Para serem atendidos no hospital, os pacientes precisam ser regulados através da Central de Regulação de nefrologia do Estado.

Dados – Os rins são dois órgãos localizados em ambos os lados da coluna vertebral. Sua principal função é remover os resíduos e o excesso de água do organismo. O problema é que, muitas vezes, por falta de prevenção, as pessoas podem descobrir problemas renais em fases muito avançadas das lesões. A Doença Renal Crônica (DRC), que consiste em lesão renal e perda progressiva e irreversível da função dos rins, é a mais grave delas.

Segundo estimativa da Organização Internacional World Kidney Day, 10% da população mundial (850 milhões de pessoas) tem alguma doença renal crônica, que se não for tratada, pode ser fatal. No Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) relativos a 2022, o número de pacientes com DRC avançada é crescente e, atualmente, mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.