terça, 07 de maio de 2024
Euro 5.4501 Dólar 5.0778

COMISSÕES DE AGRICULTURA E INFRAESTRUTURA COBRAM MAIS INVESTIMENTOS DA COELBA

Emilly Lima - 05/03/2024 17:54 - Atualizado 05/03/2024

As Comissões de Agricultura e Política Rural e de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) receberam o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Freire Guth, nesta terça-feira (5), para discutir a necessidade de aumentar os investimentos da concessionária visando melhorar a infraestrutura energética em várias regiões do estado.

Durante a reunião conjunta, deputados dos dois colegiados destacaram os problemas existentes na distribuição de energia na Bahia e apresentaram desafios para o desenvolvimento de diversos setores que dependem desse serviço. Segundo representantes das comissões, Guth anunciou que a concessionária aumentará em 40% os investimentos para os próximos quatro anos, totalizando R$13,3 bilhões, com R$3 bilhões previstos para 2024.

Apesar dos investimentos realizados nos últimos anos, o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Manuel Rocha (União Brasil), ressaltou que ainda há ineficiência no serviço prestado pela Coelba. Ele enfatizou que os investimentos precisam se refletir na melhoria da distribuição energética em todo o estado, especialmente no setor agropecuário, que enfrenta dificuldades decorrentes da infraestrutura deficiente.

O deputado Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão de Infraestrutura, destacou que, após 27 anos de concessão, ainda existem muitos desafios a serem superados, como a predominância de ligações monofásicas, que limitam diversas atividades, principalmente no setor agrícola.

Por sua vez, Thiago Guth destacou que os novos investimentos visam melhorar a qualidade dos serviços prestados, incluindo a instalação de 28 novas subestações e a ampliação de outras 43, além da expansão da rede de média e alta tensão em 4 mil quilômetros. Ele também mencionou investimentos específicos para a região Oeste, que representarão um aumento de 70% na capacidade energética local, e para a Região Metropolitana de Salvador, onde serão construídas oito novas subestações e ampliadas outras sete.

Além disso, Guth informou que a companhia está finalizando a 11ª etapa do programa Luz Para Todos e submeteu ao Ministério de Minas e Energia a 12ª etapa, que inclui 29 mil clientes.

Foto: Ascom/ALBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.