terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1694

UM IMPOSTO GLOBAL PARA BILIONÁRIOS ESTÁ SENDO DISCUTIDO NO G20 E PODE GERAR US$ 250 BILHÕES POR ANO

Redação - 03/03/2024 18:56

Um imposto global sobre os bilionários. Essa é a proposta que está em pauta no G20. Neste momento os “dois pilares” propostos pela OCDE para combater a evasão tributária global, que envolvem o imposto corporativo mínimo sobre multinacionais de 15% e o imposto sobre serviços e produtos digitais, sofrem revezes e questionamentos. Um imposto sobre bilionários pode ser efetivo mesmo que não exista consenso global sobre o tema. Essa é a opinião do economista francês Gabriel Zucman, diretor do Observatório Fiscal da União Europeia, para quem mesmo a ausência dos Estados Unidos, país que abriga perto de um terço dos cerca de 2,7 mil bilionários do mundo, não impede que o novo tributo seja eficiente.

“Basta que um número suficiente de países implemente a regra, e acredito que já chegamos a ele”, diz, em entrevista ao Valor.

Convidado pelo governo brasileiro para apresentar sua proposta de taxar as grandes fortunas globais em 2% aos ministros de finanças e presidentes de bancos centrais do G20, na semana passada, Zucman estima que a medida pode render US$ 250 bilhões por ano, metade do que se estima que as nações desenvolvidas precisarão para enfrentar mudanças climáticas.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.