domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COM ATIVIDADE EM ALTA, NÚMERO DE EMPRESAS ABERTAS POR PILOTOS DE DRONE REGISTRA CRESCIMENTO

LUIZA SANTOS - 01/03/2024 15:11

O avanço da tecnologia tem impactado diversos setores da economia e criado oportunidades para empreender. É o caso da atividade de piloto de drone, veículos aéreos não tripulados (VANTs) acionados por controle remoto. A ocupação é umas 25 profissões consideradas em alta em 2024, segundo pesquisa feita pela rede social LinkedIn, especializada em relacionamento profissional.

Levamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal mostra que tem crescido os registros de novos pequenos negócios nesse segmento de atividade (Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE – 7420-0/02). Em 2019, foram contabilizadas 617 novas empresas com essa classificação, sendo 577 microempreendedores individuais (MEI). Já em 2023, a Receita verificou a abertura de 765 pequenos negócios, com 683 registros de MEI. Neste ano, até o momento, 102 pequenos negócios já foram cadastrados, sendo grande maioria de microempreendedores individuais (87).

O uso de drones tem se popularizado em diversas áreas de mídia e entretenimento, agricultura, segurança, logística, engenharia, entre outras. “É o mercado criativo se reinventando e se inserindo nas novas tecnologias para acompanhar as tendências, com mais oportunidades para quem trabalha com audiovisual”, argumenta a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques.

Geralmente, o piloto de drone é alguém que atua no ramo audiovisual com habilidades técnicas no manuseio do equipamento. Como são consideradas aeronaves não tripuladas no país, as operações com drones são autorizadas e regulamentadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) – Veja mais abaixo.

Foto: Arquivo pessoal

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.