A cantora, compositora, atriz, artista visual, empresária e produtora Liniker, imortalizada na Academia Brasileira de Cultura, pode ser agraciada com o título de cidadã soteropolitana. A proposta, apresentada na Câmara Municipal de Salvador pela co-vereadora Laina Crisóstomo, destaca a relevância de Liniker como uma das maiores vozes da música nacional e sua representatividade social.
O Projeto de Resolução, frisando sua contribuição para a arte e sua abordagem das questões cotidianas da vida afetiva, destaca sua aclamação entre a juventude que enfrenta preconceito de orientação sexual e identidade de gênero. Além disso, ressalta que Liniker fez história ao se tornar a primeira artista trans, negra e brasileira a vencer um Grammy Latino, em 2022, na categoria de Melhor Álbum de MPB.
A justificativa do projeto enfatiza a relação afetiva de Liniker com a Bahia e Salvador, onde é frequentemente vista pelas ruas do centro da cidade. O projeto agora passará pela análise dos demais vereadores e precisará ser aprovado por pelo menos 2/3 deles.
Foto: Divulgação