domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NOVA ESTRUTURA DO SIMM JÁ ENCAMINHOU MAIS DE 4 MIL PESSOAS AO MERCADO DE TRABALHO

Victoria Isabel - 29/02/2024 11:30

Localizado estrategicamente no Comércio, na Rua Miguel Calmon, a sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) foi totalmente revitalizada e entregue em janeiro passado, pela Prefeitura de Salvador. Em quase dois meses de funcionamento, mais de 4 mil pessoas passaram pelas novas instalações e foram encaminhadas ao mercado de trabalho. O Simm chega a atender cerca de 500 pessoas diariamente, das 7h às 16h, de forma presencial e virtual – através do site https://salvadordigital.salvador.ba.gov.br.

Desempregada e vivendo do comércio informal, a técnica em enfermagem, Karina Almeida, 29 anos, sonha em reingressar no mercado de trabalho. Logo nas primeiras horas da manhã, esteve na sede do Simm em busca de uma oportunidade. Ao passar pela triagem feita por um dos atendentes, elogiou o serviço, e comentou otimista sobre a possibilidade de conseguir uma vaga.

“Dará tudo certo. O atendimento aqui é muito tranquilo e de qualidade. Fiz o agendamento on-line com a hora marcada e chegando aqui tinha uma equipe preparada para me receber e passar orientações”, disse a jovem.

O Simm tem uma posição estratégica na busca diária pela empregabilidade da população soteropolitana, tornando a capital baiana um ambiente favorável de negócios. Graças ao trabalho realizado na unidade, a técnica em enfermagem, Alexandra Souza, 45 anos, foi acolhida e encaminhada a um processo seletivo.

“Essa é a segunda vez que venho. Estive na unidade antiga e hoje voltando na estrutura nova. Realmente ficou incrível. Conforto, atendentes educados e vários cursos e capacitações sendo ofertadas para quem precisa. Sigo aguardando para meu processo seletivo e sairei empregada”, apostou a usuária do serviço.

Funcionamento – O Simm funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com atendimento presencial, mediante distribuição de senhas, e também no formato on-line. O serviço possui instalações para o desenvolvimento de atividades de qualificação oferecidas pelo programa Treinar para Empregar. As duas novas salas de aulas e um laboratório de informática oferecem, diariamente, cursos gratuitos desenvolvidos para formação profissional de soteropolitanos.

O espaço que fomenta oportunidades de emprego na cidade, também gera um ambiente de negócio cada vez melhor, em especial com a redução do tempo de abertura de uma empresa, que antes eram dois meses, caiu para 15 dias e agora são apenas quatro horas.

Balanço – Em três anos da atual gestão, o Simm contabilizou 252 mil atendimentos, incluindo os disponibilizados pelas Prefeituras-Bairro. De acordo com a Semdec, 47% dos candidatos foram homens e 53% mulheres.

Além disso, houve mais de 18 mil intermediações de vagas de emprego e mais 36 mil pessoas foram qualificadas através da estrutura, em cursos que abrangem o programa Treinar para Empregar, a exemplo dos projetos Mulher SSA, Simm PCD, Simm Prepara, Simm 50+ e Projeto Geração SSA.

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.