Lauro de Freitas está prestes a se tornar o primeiro município baiano a adotar o software de tramitação eletrônica SEI (Sistema Eletrônico de Informações). A implantação é um dos primeiros resultados de um projeto de cooperação envolvendo o governo estadual e o Ministério de Gestão e Inovação, que promete viabilizar a disseminação nos municípios baianos da ferramenta digital voltada para eliminar o uso de papel na administração pública.
O SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo Estadual para a tramitação eletrônica de processos e documentos administrativos. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 187 milhões, além de proporcionar a preservação de 46,8 mil árvores com a redução no consumo de papel.
“A Bahia tem uma experiência pioneira e muito exitosa com o SEI e a ideia agora é levar esta experiência e conhecimento para as prefeituras”, explica o superintendente de Gestão e Inovação da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Luis Fernando Leite.
Já para a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a parceria com o Estado vai ao encontro de tudo o que a sua gestão vem desenvolvendo em áreas como energia solar, ônibus elétricos e reciclagem.
“O SEI vai nos permitir adotar a política do papel zero, trazendo economia, agilidade e mais eficiência para a gestão, além de contribuir com a natureza, ao diminuirmos a derrubada de árvores”, argumenta.
Em paralelo, a equipe da coordenação do SEI Bahia já vem realizando encontros com lideranças e corpo técnico da prefeitura de Lauro de Freitas, auxiliando-a no levantamento do diagnóstico e na elaboração do planejamento do processo de implantação. Com o apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), o governo estadual está estudando alternativas para subsidiar para o município os custos de implantação relativos à hospedagem de dados.
Foto: Divulgação