O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, na manhã desta terça-feira (27), com as principais lideranças políticas e empresariais da delegação brasileira que participa do Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, na Espanha. Diante de dezenas de empresários e representantes de organizações, o chefe do executivo baiano destacou a importância do uso da tecnologia como ferramenta de desenvolvimento humano e de promoção de avanços em áreas como a educação.
“Precisamos ter o olho bastante aguçado com a educação, que as escolas passem a dominar o uso da tecnologia. Precisamos fazer com que a tecnologia seja um facilitador para o desenvolvimento humano”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Além da temática levantada pelo governador, o encontro tratou do desafio da universalização do acesso à internet, principalmente na zona rural e interior dos estados. O incentivo à competitividade no setor de telecomunicações brasileiro, que pode se refletir em melhor qualidade dos serviços dessa área para a população, também foi discutido entre os participantes.
Também participaram da reunião, junto à comitiva baiana, o ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho; o presidente da Anatel, Carlos Baigorri; senadores e deputados federais brasileiros, bem como diversas lideranças de organizações e empresários do setor.
“Cabe a nós buscar dar os encaminhamentos possíveis sobre todos esses temas. Os desafios estão postos, e o objetivo maior é chegarmos à universalização e, para isso, é importante o papel de todos envolvidos aqui”, pontuou o ministro Juscelino Filho.
A Softex, uma das promotoras do evento, é uma organização social civil de interesse público (Oscip) que atua em prol do fomento da transformação digital brasileira, promovendo e executando iniciativas no âmbito nacional e internacional nas áreas de tecnologia e inovação. Já a TelComp é uma organização de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que representa mais de 75 empresas de telecomunicações.
Foto: Eudes Benício