O Tesouro Nacional divulgou nesta sexta-feira (23), que as vendas de títulos públicos a pessoas físicas pela internet somaram R$ 3,649 bilhões em janeiro. O valor aumentou 13% em comparação a dezembro, mas diminuiu 16,46% em relação a janeiro do ano passado.
Em março do ano passado, ocorreu o recorde mensal histórico do Tesouro Direto, quando as vendas somaram R$ 6,842 bilhões. O mês passado foi marcado por algumas instabilidades no mercado financeiro global, o que reduziu o interesse de alguns investidores.
Destinados ao financiamento de aposentadorias, o Tesouro Renda+, lançado no início de 2023, representou por 2,5% das vendas. O novo título Tesouro Educa+, criado em agosto do ano passado, planejou financiar uma poupança para o ensino superior, atraiu somente 0,9% das vendas.
O interesse por papéis vinculados aos juros básicos é justificado pelo alto nível da Taxa Selic. Em janeiro de 2021, o Banco Central (BC) começou a aumentar a Selic. A taxa, que estava em 2% ao ano, no menor nível da história, ficou em 13,75% ao ano entre janeiro de 2022 e agosto de 2023. Mesmo com as quedas recentes nos juros básicos, atualmente em 11,25% ao ano, as taxas permanecem atrativas.
(Correios)
Foto: Divulgação