O consumo em supermercados registrou crescimento de 10,2% em transações por vale-alimentação, acompanhado por uma alta expressiva de 13,8%, no valor transacionado.
Observando os resultados acumulados nos últimos 12 meses, os supermercados registraram aumento no volume de vendas de 9,2%. Considerando o uso do vale-alimentação no faturamento desses estabelecimentos, a a expansão chegou a 15,9%, impulsionada em certa medida pelo aumento de 6,2% no valor médio por transação, com destaque para as regiões Sul (+13,0%) e Nordeste (+10,9%).
Segundo levantamento da Alelo (especialista em benefícios, gestão de despesas corporativas e incentivos) em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, o Índice de Consumo em Supermercados (ICS) registrou queda de 2,2% no número de transações, acompanhada por uma retração de 2,6% no valor das vendas efetivadas nos estabelecimentos. Para o IBGE, essa queda é responsável pela alta dos alimentos (1,8%).
Quando o assunto é alimentação fora de casa, analisando o mesmo período (janeiro 2022 e 2024), os restaurantes tiveram queda de 0,6% no número de transações efetivadas, em paralelo a um incremento importante de 5,8% no valor das vendas desses estabelecimentos. Apesar dos desafios, o valor médio por transação cresceu (+6,4%).
Segundo o IPCA/IBGE, os itens de alimentação fora de domicílio (que incluem refeições fora de casa) apresentaram uma inflação de 0,3% em janeiro/2024. Nos últimos 12 meses, os preços subiram 5,0%.
Em 2023, os restaurantes apresentaram queda de 2,4% no número de transações efetivadas por vale-refeição, contrastando com o aumento de 3,6% no valor transacionado (faturamento), impulsionado pela alta de 6,1% no valor médio por transação. Observando o comportamento de consumo regionalmente, houve a expansão de consumo nos estados da região Sul (+10,4%), Sudeste (+3,8%) e Centro-Oeste (+3,6%), contrastando com Norte (-2,9%) e Nordeste (-1,9%).
O Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) registrou a retração de 1,0% no número de transações efetivadas em janeiro de 2024. Contudo, o consumo, medido em termos de valor transacionado, cresceu discretamente no período (+0,6%), por conta do aumento de 1,6% no valor médio por transação no período.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil