domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PIRAJÁ JÁ CONTA COM MAIS DE 500 IMÓVEIS REFORMADOS PELO PROGRAMA MORAR MELHOR

João Paulo - 23/02/2024 11:20

Mais 100 famílias soteropolitanas do bairro de Pirajá puderam mudar de vida sem mudar de endereço com a reforma dos seus imóveis executada pela Prefeitura de Salvador por meio do programa Morar Melhor. O prefeito Bruno Reis entregou os imóveis requalificados aos moradores na noite desta quinta-feira, ao lado do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Souza.

Esta é a terceira vez que o programa de melhorias habitacionais Morar Melhor contempla o bairro de Pirajá. No total 548 casas já foram reformadas. A cerimônia foi realizada na Rua 24 de Agosto, na comunidade Baixa da Fonte, no bairro. O prefeito afirmou que o impacto do programa é imensurável para os contemplados.

“Os depoimentos das pessoas que são contempladas são sempre os mesmos: de que a casa não tinha reboco nem pintura, que no inverno sofriam com goteiras, que a cozinha era dentro do quarto e que dormiam ao lado do botijão de gás, correndo até riscos. Infelizmente nossa cidade ainda é muito pobre e esta ainda é a realidade de muitas famílias”, contou.

Para Bruno Reis, a possibilidade de transformar a vida das pessoas investindo na infraestrutura dos lares, sem precisar retirar as pessoas de casa, é o diferencial do programa. “Não há nada mais sagrado para uma família do que a sua casa. É na nossa casa que a gente educa nossos filhos, recebe os vizinhos. Ela é nosso porto seguro. Digo que não há nessa cidade um programa social que tenha um alcance social tão grande quanto o Morar Melhor”, concluiu.

Desde que iniciou suas atividades, em 2015, o Morar Melhor já reformou imóveis em cerca de 300 localidades da capital baiana. Por meio do programa, são executados serviços que vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário.

Janete Guimarães dos Santos, 35 anos, foi uma das contempladas com as melhorias no imóvel em que reside com suas duas filhas e o esposo. A dona de casa contou que sonhou por muito tempo com a reforma do imóvel para dar mais conforto e qualidade de vida às suas pequenas Jamile, de três anos, e Gabriele, 11 anos. Emocionada, ela recebeu o prefeito na residência para agradecer, em nome da comunidade, pela transformação promovida pela Prefeitura através do programa.

O titular da Seinfra, Luiz Carlos Souza, destacou que o programa veio para dar resposta às demandas das famílias que vivem em condições insalubres. “É uma alegria saber que através do nosso trabalho estamos melhorando a vida das pessoas. O programa é um case de sucesso no Brasil todo e veio para sanar os anseios dos cidadãos. O resultado disso é que chegamos ao patamar de quase 48 mil casas reformadas”, pontuou.

Os critérios adotados para contemplar programa são a precariedade dos bairros, baseado em dados do IBGE 2010; maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior predominância de pessoas abaixo da linha da pobreza; maior predominância de mulheres chefe de família; maior densidade habitacional e precariedade habitacional obtida pela observação de campo. Não são contemplados imóveis em situação de risco, imóveis de aluguel ou famílias que apresentem renda superior a três salários mínimos.

 

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.