A Prefeitura de Salvador e o Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) formalizaram uma parceria para fortalecer o sistema de saúde da capital baiana. O acordo foi assinado na Casa ONU Brasil, em Brasília (DF), na quarta-feira (21).
Com duração prevista de quatro anos, o projeto visa melhorar o atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de diversas ações, incluindo o mapeamento dos serviços de saúde, aprimoramento dos serviços especializados e uma gestão mais eficiente dos recursos. Para alcançar esses objetivos, serão implementadas estratégias para otimizar a gestão dos serviços especializados, como a identificação das melhores práticas de outros municípios na regulação dos serviços de média e alta complexidade, além do desenvolvimento de protocolos clínicos e operacionais para organizar e monitorar esses serviços. Também será estabelecido um Núcleo de Economia da Saúde para uma gestão financeira mais eficaz.
Durante a cerimônia de assinatura, a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, ressaltou o compromisso de oferecer um atendimento humanizado e de alta qualidade. Ela enfatizou que a parceria com o PNUD permitirá uma gestão baseada em evidências, com planejamento e execução de estratégias para fortalecer Salvador como referência em saúde.
Ana Paula Matos também destacou os aspectos que serão aprimorados por meio dessa colaboração, incluindo a sustentabilidade do sistema de saúde local, a gestão financeira, o acesso aos serviços básicos e especializados, além do foco em iniciativas de promoção dos direitos humanos e da igualdade de gênero.
O representante-residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas, ressaltou a importância do trabalho conjunto com os parceiros locais para obter resultados concretos e beneficiar a população.
Além da vice-prefeita Ana Paula Matos e do representante do PNUD Claudio Providas, estiveram presentes na cerimônia de assinatura outros representantes das instituições envolvidas, como a assessora de articulação institucional Zaida Melo, o assessor técnico Felipe Fagundes, o representante do escritório de projetos do PNUD em Salvador Leonel Leal Neto e a representante da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Alda Alves.
Foto: Divulgação