sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA INAUGURA ESCOLA PARA 470 CRIANÇAS NO JARDIM CAMPO VERDE

Victoria Isabel - 21/02/2024 12:40

O ano letivo na rede municipal de educação, iniciado nesta semana, começou mesmo em ritmo acelerado e cheio de novidades. Nesta quarta-feira (21), seguindo o compromisso de entregar 52 novas escolas até o final de 2024, a Prefeitura de Salvador inaugurou a Escola Municipal Maurício José Barbosa, na região do Jardim Campo Verde. Esta é a 4ª unidade de ensino entregue pelo prefeito Bruno Reis apenas nesta semana – outras duas já estão prontas para serem inauguradas.

“Essa é a 24ª nova escola que entrego no meu mandato. Só nesta semana, em três dias, já entregamos quatro escolas, e ainda vamos entregar outras duas. Estou muito feliz com essa transformação em toda a rede de educação de nossa cidade. Vamos entregar até o final deste ano mais outras 28 novas escolas. Serão 52 novas escolas em apenas quatro anos de trabalho”, afirmou Bruno Reis.

A Maurício José Barbosa fica na Estrada do Arenoso, no Jardim Campo Verde, antigo Barro Duro. Trata-se de uma unidade totalmente nova, que chega à rede municipal de ensino para atender sobretudo aos moradores do Residencial Sol Nascente, conjunto habitacional que foi inaugurado em 2021 pela Prefeitura de Salvador numa parceria com o Governo Federal e que conta com 880 apartamentos.

Bruno Reis lembrou o investimento feito pela Prefeitura naquela ocasião – não apenas no Residencial, mas em toda a infraestrutura do entorno, nos serviços e no realocamento de pessoas. “Eu sou o prefeito da cidade toda, enxergo essa cidade inteira como uma coisa só, mesmo as regiões mais distantes do centro. E faltava uma escola aqui, onde as crianças pudessem estudar com toda a dignidade, em que a escola pudesse oferecer infraestrutura para que as crianças se sentissem melhor aqui do que na sua própria casa”, disse.

Titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Thiago Dantas destacou o ritmo de inaugurações acelerado: “A Prefeitura está inaugurando escolas na cidade toda. Segunda no Nordeste, terça no Luiz Anselmo e hoje no Jardim Campo Verde. É um momento de muita alegria, pois estamos no 3º dia do ano letivo e essa já é a quarta escola inaugurada”, disse.

A nova escola possui 2,5 mil metros quadrados de área construída e terá capacidade para atender 470 alunos em tempo integral nos segmentos Educação Fundamental e Infantil. O prédio tem 16 salas de aula climatizadas, sala multiuso, quadra poliesportiva coberta e parque infantil. Além disso, conta com acessibilidade total com banheiro adaptado para PCD, além de sistema de captação de energia solar e reutilização de água pluvial. O valor investido na construção foi de R$9 milhões.

Avanços – Thiago Dantas ressaltou as vagas em tempo integral: “Estamos aqui cumprindo a determinação do prefeito Bruno Reis de priorizar o ensino em tempo integral. Porque, com isso, a criança passa mais tempo no ambiente escolar, fortalece os seus vínculos e aprende mais. Importante destacar que essa é uma escola nova. Portanto, ela supre uma lacuna, que é garantir educação para essa comunidade. Que está distante do Centro, mas que recebe o serviço da Prefeitura, como tem ocorrido em toda a cidade”, disse.

A diretora da escola, Claudiana Macedo, afirmou que reunirá nesta quinta-feira (22) os pais dos alunos matriculados para apresentar a proposta pedagógica da unidade, sobretudo o conceito de educação em tempo integral. “A gente não pode começar as aulas sem ter um encontro com os pais para que eles conheçam a equipe de educadores, a estrutura que a escola oferece para os seus filhos e a importância da contribuição deles para o ensino em tempo integral”, afirmou.

“A comunidade do Sol Nascente merecia há algum tempo uma escola em tempo integral, porque nela vamos trabalhar todos os aspectos cognitivos, emocionais, culturais e sociais dos alunos, além dos conhecimentos que são historicamente construídos. E a gente está aqui, todo mundo muito empolgado, porque sabe que essa escola tem como oferecer uma educação de qualidade, com todas as salas climatizadas, com projetor em todas as salas, para oferecer um ensino mais multimídia”, completou a diretora.

Aniele Rocha dos Santos, de 20 anos, é moradora do Sol Nascente e matriculou a sua filha Sofia, de quatro anos, na nova escola. “Antes, a gente tinha que matricular a criança numa escola particular, ou então ficava sem estudar, porque não tinha escola próxima. Agora já temos uma escola aqui e eu consegui botar a minha filha. E é bom para mim porque a aula é o dia todo e com isso eu posso trabalhar. Era uma necessidade nossa da região e eu amei a estrutura”, afirmou.

O nome da nova escola, Maurício José Barbosa, foi uma escolha da própria comunidade, em homenagem a um morador que lutou pelo desenvolvimento dos serviços na região.

Fotos: Betto Jr. / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.