Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, anunciou nesta quarta-feira (21) o lançamento de um programa, no segundo semestre, para incentivar a extração de minérios úteis para a transição energética.
Nomeado de “Mineração para Energia Limpa”, o programa vai incentivar a extração de minerais que são utilizados por empreendimentos ligados a energias sustentáveis, como por exemplo, baterias para carros elétricos.
“Vai ter incentivos fiscais, nós já estamos com eles em andamento. Estamos acabando de discutir agora a inclusão dos minerais críticos para a emissão de debêntures incentivadas. Vai impulsionar e muito a mineração sustentável e segura que nós queremos promover”, afirmou Silveira em entrevista a jornalistas.
Silveira ainda informou que o ministério planeja realizar uma avaliação mais detalhada sobre a segurança das atividades de mineração.
De acordo com o ministro, as próximas debêntures a serem lançadas pelo governo já contarão com a política de transformação mineral da pasta.
“Essa mineração que obviamente vai sobreviver na nova economia, que é a economia verde, com a transição energética e com a produção sustentável. O Brasil não pode continuar sendo um país visto como exportador de commodities”, declarou.
(G1)
Foto: Divulgação