terça, 14 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1572

CONCESSIONÁRIA DA PONTE SALVADOR ITAPARICA COMEÇA SONDAGEM EM ÁREA PRÓXIMA AO FERRYBOAT

LIZANDRA MUNIZ - 21/02/2024 17:56 - Atualizado 23/02/2024

A Concessionária responsável pela construção, operação e manutenção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica, começou nesta quarta-feira (21), o serviço de sondagem na capital. A perfuração para coleta de amostras do solo foi realizada próxima ao terminal do ferry boat.

Com a utilização de uma perfuratriz, são obtidos fragmentos do solo no local onde posteriormente será construído um pilar da ponte. Essa fase é crucial para compreender as características do terreno e estabelecer a base da estrutura. Em seguida, essas amostras são enviadas para laboratório onde são feitas as análises mais detalhadas do material coletado.

Esta é a segunda perfuração de sondagem em terra já realizada. A primeira aconteceu no dia 31 de janeiro no município de Vera Cruz e já foi finalizada.

Segundo o cronograma de trabalho, após a finalização da sondagem em terra, começa a sondagem no mar. Prevista para iniciar no mês de março, nessa fase vão ser usadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos consideradas de águas rasas, aquelas com até 10 metros de profundidade. Logo em seguida, começa a sondagem em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d’água, e uso de balsas que estarão acopladas com perfuratrizes para realizar a coleta de amostras do solo marinho. O encerramento do processo de sondagem está prevista para dezembro de 2024. Os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.

“Estamos avançando com o serviço de sondagem em terra e muito em breve vamos iniciar as atividades no mar. Para essa nova etapa na Baía de Todos-os-Santos iremos contar com o auxílio de equipamentos chineses, como o sistema de compensação de ondas. O intercâmbio tecnológico Brasil-China será um dos legados desse grande investimento que estamos fazendo”, contou o presidente da Concessionária, Cláudio Villas Boas.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.