domingo, 07 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.5334

PETROBRAS COMEÇARÁ A SEPARAR PETRÓLEO DO CO2 NO FUNDO DO MAR EM 2028

LIZANDRA MUNIZ - 20/02/2024 19:10

Nesta terça-feira (20), a Petrobras anunciou que começará, no prazo de quatro anos, a fase piloto de um novo projeto de reinjeção, no subsolo, de dióxido de carbono (CO2) retirado de campos petrolíferos. A inovação da nova tecnologia, nomeada de projeto Hisep, em comparação a outros processos de reinjeção é que a separação entre o óleo e o gás carbônico acontece no fundo do mar e não na plataforma.

A fase piloto vai ser implantada no pré-sal do campo de Mero, na Bacia de Santos. Depois de testar a tecnologia em laboratório, a Petrobras realizará a contratação para a construção dos equipamentos submarinos que farão a separação e a reinjeção do gás. O investimento total do início da pesquisa, em 2014, até o início da fase piloto, em meados de 2028, deve atingir US$ 1,7 bilhão

O CO2 é um gás que está aliado ao óleo nos reservatórios subterrâneos. Ao extrair o petróleo, uma grande quantidade do gás é lançado na atmosfera.

A Petrobras já aplicou, no subsolo, parte dele. A ideia é que, com o projeto Hisep, o percentual de reinjeção aumente. A tecnologia prevê a eliminação do CO2 por meio de equipamentos submarinos que aumentam a pressão sobre o gás. Na forma líquida, o dióxido de carbono é reinjetado no subsolo, evitando sua dispersão na atmosfera.

“Descarbonizar a atividade do petróleo é fundamental para a transição energética, porque faz com que a gente consiga, ainda por necessidade, utilizar hidrocarbonetos, petróleo e gás, no nosso dia a dia – por um bom tempo, vamos ter que fazê-lo – só que com um impacto mitigado”, afirmou o presidente da estatal, Jean Paul Prates.

(Correios)

 

Foto: Divulgação/Petrobras

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.