Matthew Miller, o porta-voz do Departamento de Estado, afirmou nesta terça-feira (20), que os Estados Unidos não concorda com a comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre as ações de Israel em Gaza e o Holocausto.
“Obviamente, discordamos desses comentários”, disse Miller em entrevista coletiva. “Temos sido bastante claros ao afirmar que não acreditamos que um genocídio ocorreu em Gaza. Queremos ver o conflito encerrado quando for possível. Queremos ver aumento de ajuda humanitária para civis em Gaza. Mas não concordamos com esses comentários”, enfatizou.
O porta-voz de Antony Blinken falou sobre as declarações do petista quando questionado se o secretário de Estado dos EUA planeja abordar o tema com Lula. O chefe da diplomacia americana chega ao Brasil ainda hoje e deve se reunir amanhã com o presidente brasileiro, em Brasília. Depois, ele seguirá para o Rio de Janeiro, onde estará presente no encontro de ministros das Relações Exteriores do G-20.
A viagem, que já estava agendada, ocorre em meio à crise diplomática entre Brasil e Israel, que nos Estados Unidos um dos seus maiores aliados.
(Estadão)
Foto: Divulgação