sábado, 04 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

‘NUNCA VI NADA PARECIDO”: CIDADE DE 9 MIL HABITANTES TEM O MAIOR ÍNDICE DE DENGUE DA BAHIA

LIZANDRA MUNIZ - 19/02/2024 18:20 - Atualizado 19/02/2024

Apesar de ter uma população cinco vezes menor do que a capacidade da Arena Fonte Nova, a cidade de Piripá possui o maior coeficiente de incidência de pessoas com dengue da Bahia. O município de 9.152 habitantes está situado no centro-sul do estado e fica a 120 quilômetros de Vitória da Conquista. Moradores da cidade relatam preocupação com o aumento de casos e com os focos de água parada. Já foi registrada na cidade uma morte pela doença.

Os dois filhos da comerciante Marcilene Ribeiro foram hospitalizados no mês passado devido à dengue. No ano passado, dois dos três filhos já tinham sofrido com a chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti. “Dessa vez, os meninos de 5 e 11 anos precisaram ficar um dia internados tomando medicação. Ficaram com muita dor no corpo, febre e falta de apetite”, relata.

Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Piripá tem um coeficiente de incidência de dengue de 7.954,5 a cada 100 mil habitantes. O número é maior que o dobro do que a taxa de Jacaraci (3.304,2), que está em segundo lugar. Há pelo menos 38 cidades da Bahia estão com surto da doença.

“É comum que a gente tenha surtos de dengue na cidade, mas nunca vi nada tão grave como agora”, completa Marcilene Ribeiro. Moradores revelam que pacientes estão sendo transferidos para outras cidades, uma vez que o Hospital Municipal Maria Pereira Barbosa não está dando conta de atender todos os doentes.

(Correios)

 

Foto: Reprodução/Google Maps

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.