De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo mata aproximadamente 8 milhões de pessoas por ano no mundo. Até mesmo abandonando o vício, pessoas ex-fumantes ficam com um sistema imunológico danificado causado pelo tabaco, segundo uma pesquisa publicada pela revista Nature.
“Fumar modifica o sistema imunológico adaptativo de forma persistente”, aponta o estudo. A pesquisa destaca que o sistema imunológico adaptativo, que é construído por infecções, permanece danificado durante anos naqueles que pararam de fumar.
As conclusões foram obtidas a partir de uma amostra de mil pessoas, selecionadas há mais de 10 anos. O projeto, realizado pelo Instituto Pasteur de Paris e liderado pela bióloga Violaine Saint André, analisou a imunidade deles regularmente por meio de vários exames, especialmente o de sangue.
Este projeto mostra como diferentes coisas afetam a saúde e o metabolismo ao longo do tempo. Neste caso, conforme os pesquisadores, mais do que outros fatores, como o tempo de sono ou o grau de atividade física, o tabagismo ganha destaque por sua influência.
Algumas pessoas têm a imunidade adquirida prejudicada durante anos, ou até mesmo décadas, após deixarem de fumar, apesar de a amostra ser pequena e as reações serem muito variadas para indicar uma média de duração.
(Portal A Tarde)
Foto: