domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CARNAVAL DA DIVERSIDADE AGITA A FEDERAÇÃO NESTE SÁBADO (17)

João Paulo - 17/02/2024 07:57 - Atualizado 17/02/2024

Quem disse que o Carnaval já passou? Prolongando a folia no bairro da Federação, a primeira edição do Carnaval da Diversidade acontece gratuitamente, neste sábado (17), das 14h às 21h. O evento ocorrerá na Rua Souza Uzel e conta com uma programação de sete horas. O evento foi idealizado pelo Grupo Sociocultural Repiquesia, do mestre de percussão da Escola Olodum, Geraldo Marques, da produtora Thamara Ferreira e por líderes comunitários da Federação. A valorização da cultura afro-brasileira e o fortalecimento da pluralidade são pilares do Carnaval.

Com ações como a escolha da Rainha do Samba LGBTQIAPN+, que premiará a campeã ou o campeão com R$200,00, o Carnaval da Diversidade promete promover a inclusão, além de resgatar o carnaval de rua e fortalecer as potencialidades artísticas do território. As inscrições para o concurso podem ser feitas através do Instagram do Carnaval.

O projeto empenhou-se também em garantir um espaço reservado para pessoas com deficiência na frente do palco, com disciplinadores (grades) de proteção, cadeiras e um instrutor PCD disponível durante todo o evento. Além disso, o Carnaval contará com placas sinalizadoras do evento com tradução em Braille e sanitário químico para pessoas com deficiência.

Contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal, o Carnaval da Diversidade tem o objetivo de valorizar a comunidade da Federação e fomentar a economia local, gerando acesso a cultura de maneira gratuita e democrática.

“Trazer o Carnaval da Diversidade para o nosso território é importante justamente para mostrar a existência e interação de diferentes culturas, a convivência de indivíduos diferentes em relação à etnia, religião, orientação sexual, cultura, gênero, num mesmo espaço”, conta Geraldo Marques.

A programação do Carnaval da Diversidade terá início com o tradicional arrastão do Grupo Repiquesia e já conta com a percussão afro-brasileira do projeto sociocultural Rum Alagbê, o arrocha do cantor Gilmar Reis e o afro-pop da cantora Sátyra Carvalho. O samba também se fará presente em suas mais variadas vertentes, como o samba metalizado da banda Samba da 13 e o samba de terreiro da banda Omo Obá, além de duas atrações surpresas de projeção nacional.

Serviço

O quê: Carnaval da Diversidade realizado pelo Grupo Sociocultural Repiquesia

Onde: Rua Souza Uzel – Federação – Salvador/BA

Quando: 17 de fevereiro, das 14h às 21h

Ingressos: Evento gratuito

Classificação indicativa: Livre, tendo como principal público-alvo os residentes da Federação, crianças, jovens, adultos e idosos.

Mais informações: @carnavadaldadiversidade no Instagram

 

Crédito: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.