sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

OFICINAS IMPULSIONAM CONSCIENTIZAÇÃO E A PROMOÇÃO DE RENDA EM CAMAÇARI, CANDEIAS E DIAS D’ÁVILA

João Paulo - 16/02/2024 10:23

As cidades de Camaçari, Candeias e Dias d’Ávila foram palco de uma série de eventos que promoveu o tema economia circular para mais de 550 pessoas, em 2023. Enquanto as oficinas de educação ambiental abordaram conceitos como consumo consciente, descarte e destinação adequada de resíduos, as oficinas de economia circular mostraram na prática como transformar plástico reciclado em itens exclusivos, usando técnicas criativas e que possibilitam a geração de renda.

A turismóloga Fernanda Pita, de 41 anos, foi uma das beneficiadas com a ação. “Participei, com outras mulheres de Caboto, Vila Esperança e Madeira, da Oficina de Economia Circular, ministrada pela Mosaicos Reciclados. É um aprendizado que levaremos adiante, com a sua implementação em nosso projeto de coleta seletiva e reaproveitamento de óleo vegetal para a fabricação de sabão. As garrafas plásticas, antes comercializadas, servirão de matéria-prima para a confecção da marca e de camisas do nosso projeto Recyclaboto”, explica Fernanda, que é presidente da Associação Comunitária Amigos de Caboto, no município de Candeias.

Outra participante da Oficina de Economia Circular, na comunidade de Madeira, em Candeias, foi a pedagoga Lindinalva Freitas Rebouças, de 67 anos. “Acho que os projetos trazidos para nossa Associação Comunitária Beneficente e Recreativa dos Moradores do Distrito de Madeira são superimportantes. Gosto de participar e tenho tirado proveito de tudo. Os ensinamentos sobre empreendedorismo são valiosos como opção à dificuldade de conseguir emprego hoje em dia”, afirma.

Segundo a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, a iniciativa das oficinas visa promover uma reflexão sobre a importância da reciclagem, além de fomentar a economia circular na região. “As oficinas desempenham um papel fundamental na disseminação do conceito de reaproveitamento de resíduos recicláveis, além despertar nos participantes o espírito empreendedor, possibilitando a geração de renda da comunidade”, observa Magnólia.

As oficinas de Economia Circular são uma realização da Mosaicos Reciclados e foram promovidas nas comunidades de Madeira, em Candeias e Leandrinho, em Dias d’Ávila, além de uma edição ocorrida durante o 1° Fórum Nordeste de Economia Circular, realizado em Salvador.

Educação Ambiental na sala de aula – As oficinas de Educação Ambiental também desempenharam um papel relevante na promoção da conscientização de jovens, líderes comunitários e professores de escolas em Camaçari, Dias d’Ávila e Candeias, esta última em parceria com Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA). Por meio de dinâmicas participativas e vídeos educativos, os participantes foram estimulados a refletir sobre o ciclo de vida dos materiais e a adotar práticas de reaproveitamento e reciclagem em suas rotinas.

“Foram duas semanas de aulas, para todas as turmas, sobre o uso consciente e como a reciclagem é importante para o futuro do planeta, assim como os prejuízos que podem causar ao meio ambiente quando descartados de qualquer forma na natureza”, explica André Cardoso, vice-diretor do Centro Educacional Normélio Moura da Costa, em Dias d´Ávila. Ele lembra ainda que a iniciativa contou com o envolvimento dos professores de Ciências da unidade escolar.

Outro espaço onde a oficina de Educação Ambiental aconteceu foi no Afroteca Muvuca, projeto selecionado no 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam e desenvolvido no Quilombo Cordoaria, em Camaçari. As crianças não apenas aprenderam conceitos básicos de economia circular, mas também colocaram a mão na terra e construíram recipientes feitos com garrafas PET, nos quais plantaram mudas de salsinha, hortelã, cebolinha e manjericão. Esse foi o ponto de partida para a criação de uma horta vertical para a comunidade.

Fotos: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.