domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FECOMERCIO CELEBRA ALTA DO TURISMO QUE AJUDOU A BAHIA CRESCER 6.7% NO SETOR DE SERVIÇOS

João Paulo - 16/02/2024 07:00 - Atualizado 16/02/2024

O ano de 2023 foi muito positivo para o setor de Serviços no estado da Bahia. De acordo com os dados divulgados pelo IBGE e analisados pela Fecomércio-BA (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia), houve um crescimento de 6,7% no ano passado, variação superior aos dos estados da região, Ceará (3,6%) e Pernambuco (2,9%), além de crescer acima da média nacional, de 2,3%. Com esse resultado, foi o melhor ano para os Serviços desde 2016.

O Turismo foi o grande destaque da região com aumento de 11,4% nas atividades do ano passado e atingiu o melhor desempenho anual da série histórica, iniciada em 2011. Além disso, dentre os 12 estados analisados pelo Instituto, a Bahia registrou o 3º maior aumento no ano passado, ficando atrás somente de Minas Gerais (15%) e Rio de Janeiro (11,5%). E os pares da região tiveram um desempenho bem abaixo como os 1,9% de Pernambuco e até uma queda vista no Ceará de -3,2%.

“Essa tendência pode ser explicada de algumas maneiras. Uma linha é por parte do trabalho bem executado dos agentes públicos do setor no Estado, investindo e promovendo o turismo. A capital é a grande porta de entrada de turistas na Bahia e, segundo o Observatório do Turismo, houve aumento de 12% na movimentação de passageiros no aeroporto de Salvador, embora o saldo total de 6,5 milhões ainda fique abaixo dos quase 7 milhões registrados em 2019”, destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

Dietze salienta ainda que a preferência dos brasileiros pelos destinos de praia favorece esse cenário. “E dado o aumento expressivo nos preços das passagens aéreas, a Bahia se posiciona geograficamente numa condição mais favoráveis que seus competidores da região, como Pernambuco e Ceará, em relação aos principais estados emissores de turistas como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ou seja, a tendência é que para o destino Bahia, seja Salvador, Porto Seguro ou Ilhéus, a passagem fique mais atrativa”, pontua o economista.

E as empresas estão investindo em mais estruturas de resorts, hotéis, pousadas, em transporte terrestre, entre outros, o que deve manter o Turismo aquecido para 2024. E não só o setor de Turismo teve forte crescimento em 2023, os serviços de informação e comunicação avançaram 13,8%, seguido dos serviços profissionais, administrativos e complementares (9%). Ainda no campo positivo, os serviços prestados às famílias (7,8%), esses que fazem parte do cálculo do turismo, e o segmento de transportes e serviços auxiliares que registrou alta anual de 3,7%. Somente o grupo “outros serviços”, que vai de serviços de corretagem a saneamento, ficou 0,3% abaixo do nível de 2023.

“De maneira geral, os Serviços se sobressaíram em 2023. Enquanto o cálculo da Fecomércio-BA apontou praticamente para estabilidade no Varejo no ano passado, o maior setor da economia local avançou 6,7%. São dinâmicas e razões diferentes para os resultados, mas que mostram um bom momento da economia baiana e que tem tudo para evoluir ainda mais em 2024, principalmente com o cenário de redução da taxa de juros, estimulando o consumo das famílias e investimentos das empresas”, analisa o consultor econômico, Guilherme Dietze.

Foto: Imagem de Julius Silver por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.