O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou , nesta quinta-feira (15), que o Brasil irá realizar doações para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA). Vale lembar que o órgão tem sofrido boicotes e sofreu com corte de recursos, desde que Israel denunciou funcionários de terem participado dos ataques do grupo extremista Hamas em 7 de outubro.
“No momento em que o povo palestino mais precisa de apoio, os países ricos decidem cortar a ajuda humanitária à Agência da ONU para os Refugiados da Palestina. As recentes denúncias contra funcionários da agência precisam ser devidamente investigadas, mas não podem paralisá-la. Refugiados palestinos na Jordânia, na Síria e no Líbano também ficarão desamparados”, disse Lula durante seu discurso na Liga Árabe.
A UNRWA atende cerca de 5,9 milhões de refugiados palestinos dentro e fora da Faixa de Gaza e oferece atendimento humanitário, saúde e educação.
“É preciso pôr fim a essa desumanidade e covardia. Basta de punição coletiva. Meu governo fará novo aporte de recursos para a UNRWA. Exortamos todos os países a manter e reforçar suas contribuições”, acrescentou ainda Lula.
Foto: TV Brasil/ reprodução