domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BASES DE APOIO A CATADORES FORNECEM MAIS DE 21 MIL REFEIÇÕES DURANTE CARNAVAL

LUIZA SANTOS - 15/02/2024 17:51

As duas bases do Catafolia, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), ofereceram mais de 21 mil refeições a catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis no Carnaval de Salvador 2024. As estruturas funcionaram nos principais circuitos da festa: um no CAS Wilson Lins, bairro de Ondina, e outro na Escola Municipal Permínio Leite, no bairro do Dois de Julho.

“Nos dá a sensação de dever cumprido quando nos remetemos ao Catafolia. Foram oferecidos café da manhã, almoço e lanches de manhã e à tarde. As equipes abordaram 528 homens, 214 mulheres e quatro famílias. Foram realizados 660 cadastros, sendo nove em situação de trabalho infantil, acolhimento de 11 catadores para as unidades da Sempre, e 815 encaminhamentos diversos. Foi uma verdadeira força-tarefa”, ressaltou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

O Catafolia do Dois de Julho foi palco ainda do reencontro de dois irmãos. O educador social Joaquim Donato dos Santos Júnior foi reconhecido por Vitor da Silva, após 15 anos sem notícias um do outro. Vitor trabalhava como ambulante e catador e foi até a base do Catafolia para se alimentar, na sexta-feira (9), quando reconheceu Joaquim. Agora os dois seguem em constante contato e com o objetivo de manter a família unida.

As bases do Catafolia ofereceram ainda serviço médico, kits (camisa, boné, luvas, protetor auricular e squeeze), sanitário químico e kit higiene, dentre outros serviços. A intenção foi permitir que os catadores pudessem desenvolver o autocuidado enquanto trabalhavam nos dias da festa.

Fotos: Bruno Concha e Joka Gueiros/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.